Música invade planalto mirandês

PUB.

Sex, 24/07/2009 - 08:11


Durante a próxima semana o planalto mirandês vai assistir a três festivais e a uma feira de instrumentos musicais ibéricos, esta última organizada pela direcção regional de cultura do norte com a colaboração da junta de Castela e Leon, em Espanha.  

Trata-se de um projecto transfronteiriço que pretende dar coesão às diversas actividades culturais que vão decorrer nos concelhos de Vimioso, Miranda do Douro e Mogadouro de 25 Julho a 2 de Agosto.

Helena Gil da direcção regional de cultura diz que o principal objectivo é unir as diversas actividades culturais e apresenta-las ao público como um todo.

“Felizmente que um conjunto de associações locais tem vindo a desenvolver um conjunto de actividades não deixando morrer aquilo que são as tradições culturais da região” afirma a responsável.

“O que fizemos foi transformar o que eram actividades isoladas em actividades com uma coesão temporal em termos de programa” salienta.

 

Para além de dar coesão aos diversos eventos culturais, esta feira pretende ainda ressalvar os diversos trabalhos de construtores de instrumentos musicais.

“É essencial para divulgar os construtores que e havia a falta de um espaço onde se pudessem juntar e foi isso que tentamos fazer com esta feira de instrumentos” refere Paulo Meirinhos do grupo Galandum Galundaina e também ele próprio construtor.

 

Também Mário Correia, organizador do Festival Intercéltico de Sendim, vê esta feira dos instrumentos musicais como uma mais valia para “criar uma ligação entre estes eventos de maneira a que as pessoas fiquem mais tempo” afirma.

 

O programa começa já amanhã com o festival itinerante do burro e o gaiteiro onde durante seis dias os participantes vão conviver de perto com o burro mirandês e com a cultura e a tradição das localidades de Vimioso e Miranda do Douro.

 

Depois, a festa continua em Fonte d’Aldeia com a feira dos instrumentos onde diversos construtores vão mostrar a sua arte através de oficinas, palestras, debates e muita animação musical.

Já nos dias 31 de Julho e 1 de Agosto Sendim recebe o 10º Intercéltico.

No dia seguinte, Mogadouro organiza o primeiro festival transfronteiriço de folclore.

Escrito por CIR