Museu mirandês é dos mais visitados do país e vai ser requalificado

PUB.

Qui, 07/05/2009 - 10:03


  Falta de espaço, falta de segurança, falta de instalações condignas. São estes alguns dos problemas que o museu terra de Miranda em Miranda do Douro tem. Problemas há muito conhecidos pelas entidades competentes que apresentaram ontem ao público o projecto de requalificação e ampliação deste espaço cultural.  

Este museu, do século XVII, já foi paço episcopal, cadeia e vai transformar-se agora num local mais confortável. Tanto para os visitantes como para os funcionários que ali trabalham.

 

“É toda uma requalificação do interior. O espaço vai ser aumentado e ampliado e permite criar uma zona de circulação e um ordenamento interno diferente para o museu. Abre paredes, abre espaços, cria dois pisos e uma circulação diferente na forma de visitar o museu, criando quatro grandes núcleos, em que um é o enquadramento da cultura e da língua”, disse a secretária de Estado da Cultura.  

 

Núcleos que vão dar destaque à história de Miranda, mais concretamente a língua, ao trabalho na terra, ao trabalho doméstico e ainda as festas e rituais.

O museu terra de Miranda é um dos mais visitados no país, com cerca de 18 mil visitas registadas. Para a secretária de Estado da Cultura, Maria Paula Fernandes Santos, este foi mesmo um factor determinante para a requalificação e ampliação deste espaço.

 

“Essa é a razão pela qual estamos a lançar esta requalificação. O que significa que o seu conteúdo, que já é importante, pode ganhar uma forma de ser mostrado mais qualificada e os visitantes podem encontrar um acolhimento melhor, bem como melhores condições para o trabalho ser desenvolvido. Estando aqui neste território, tem esse número de visitantes nacionais e estrangeiros, tem um potencial de atrair ainda mais turistas e, por isso, pretendemos alargar ainda mais o número de pessoas que o visitam”, garantiu.

 

Um projecto orçado em 2,2 milhões de euros e que poderá ainda ser lançado a concurso este ano, se a candidatura a fundos comunitários for aprovada.

 

Nesta visita Maria Paula Fernandes dos Santos foi ainda confrontada com o estado de degradação da Sé Catedral de Miranda.

“Os técnicos disseram que, de facto, há necessidade. Estamos a estudar as melhores formas. Estamos a trabalhar numa rota que poderá envolver uma rota das Sés de todo o país e essa poderá ser uma possibilidade de vir a ser incluída nesse projecto. Estão a ser candidatados um conjunto de projectos e intervenções a alguns outros programas que têm a ver com infraestruturas do turismo do Douro. Vamos ver onde vamos encontrar verbas para também poder olhar para a Sé”, prometeu a secretária de Estado, cujas respostas não convenceram o autarca mirandês, Manuel Rodrigo porque “não houve respostas concretas”. “Inclusivamente relativamente a esta obra do museu foi só a apresentação do projecto, vai haver ainda uma candidatura que poderá ser, ou não, aprovada. Aquilo que queremos é que tanto esta obra do museu como da Sé catedral seja executada o mais rapidamente possível”, pede.

 

Ainda nesta visita a Miranda do Douro, Maria Paula Fernandes Santos foi questionada sobre o instituto da lhéngua mirandesa, sobre o qual ainda não tem respostas precisas.

 

“O ministério da Cultura tem uma grande receptividade quanto à identidade e à importância da língua e da cultura mirandesa. Vamos considerar. Temos de juntar vontades de várias entidades, não é uma coisa que se faça sozinha. Vamos trabalhar nisso”, prometeu a governante, que não apontou ainda datas.

 

A secretária de Estado da Cultura sem respostas concretas quanto ao instituto da lhéngua mirandesa.

 

 Escrito por CIR