Municípios do distrito de Bragança aderem a Rede de Empreendedorismo

PUB.

Qua, 14/05/2008 - 09:39


Já foi lançada a Rede Regional de Empreendedorismo no distrito de Bragança. O protocolo entre o Instituto Politécnico e os 12 municípios do distrito foi assinado ontem em Vimioso numa cerimónia que contou com a presença de outros parceiros do projecto, como o IAPMEI e o NERBA.

 

Sobrinho Teixeira, presidente do IPB explica em que consiste a rede de empreendedorismo. “Com este protocolo pretendemos que os agentes, nomeadamente as autarquias, disponibilizem espaços para estes jovens que se pretendem fixar, e as instituições de crédito como instituições avaliadoras daquilo que poderá parecer um projecto capaz, poderem dar corpo a esse projecto”, assinala o presidente do IPB.

 

Luís Filipe Costa, presidente do IAPMEI, indica qual vai ser a participação do Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas nesta iniciativa. “O papel do IAPMEI é fundamental porque somos agentes dinamizadores destas redes de empreendedorismo, através do programa “Finicia” que lançámos nesta região há mais de um ano”, salienta o presidente do IAPMEI, dizendo que há ainda “dois instrumentos que são fundamentais para o financiamento dos projectos que é a garantia mútua e o capital de risco”.

 

Luís Filipe Costa defendeu ainda que o ensino do empreendedorismo deve ser introduzido nas escolas. “No secundário e mesmo no primário, de maneira que nós todos como pais não vejamos os nosso filhos apenas em termos de educação como futuros empregados por conta de outrem, mas olhemos também para os nossos filhos como futuros empresários e esse ensino começa na escola”, sugere o dirigente do IAPMEI.

 

José Rodrigues, presidente da Câmara municipal de Vimioso, não tem dúvidas de que o protocolo é importante e garante que a autarquia já ajuda os empresários com a venda de terrenos a um cêntimo o metro quadrado. “ Comprometemo-nos a dar condições aos jovens no nosso concelho, por exemplo no nosso concelho temos na zona industrial a cedência de terrenos”, garante José Rodrigues. “Temos mais esta ajuda do IPB e penso que vem trazer mais algum dinamismo ao nosso concelho”, conclui o autarca.

  

O protocolo conta também com a parceria das associações de desenvolvimento da região trasmontana e de algumas instituições de crédito.