Município de Vinhais envia moção a pedir ajuda por causa da quebra na produção de castanha

PUB.

Sex, 20/01/2023 - 08:02


O município de Vinhais acaba de enviar uma moção ao Presidente da República e ao Primeiro-Ministro a pedir apoio para os produtores de castanha do concelho, devido às quebras registadas. Estimam-se que os prejuízos rondem os 12 milhões de euros

A moção foi aprovada pela câmara e assembleia municipal.

Luís Fernandes, presidente do município, pede que se olhe para Vinhais como para o resto do país. “Tal como houve apoios agora, a nível agrícola, e bem, para estas intempéries que aconteceram, em que vários agricultores e produtores foram afectados em diversas áreas, aquilo que queremos é que os nossos produtores também tenham apoio, já que o sector da castanha, em Vinhais e Bragança, sofreu uma quebra muito significativa”.

O município de Vinhais pediu à Associação Agro-Florestal da Terra Fria Transmontana e aos presidentes das juntas de freguesia do concelho o registo de quebras. Perante os dados que chegaram à câmara, é essencial ajudar os agricultores, sendo que a castanha tem um papel determinante na economia da terra fria transmontana. “Estamos a elogiar aqueles apoios que foram dados noutros produtos e noutras áreas, mas este sector também tem que ter apoio porque estamos a falar de prejuízos na ordem de 12 a 15 milhões de euros e, para um município como Vinhais, isto tem consequências gravíssimas. Directo ou indirecto, tem que haver algum apoio”.

A moção foi encaminhada para o Presidente da República, Primeiro-Ministro, ministros da Agricultura e Alimentação, Finanças e Coesão Territorial, bem como para alguns secretários de Estado, presidentes de câmara do distrito de Bragança e presidente de junta de freguesia de Vinhais, Comunidade Intermunicipal Terras de Trás-os-Montes e entidades ligadas ao sector.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Carina Alves