Município de Miranda do Douro perdeu Selo de Qualidade de Água devivo à Operação Gota D'Água

PUB.

Qua, 03/01/2024 - 09:02


O município de Miranda do Douro perdeu o Selo de Qualidade de água entregue pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos

Em causa está a falsificação de análises feitas pelo Laboratório do Cachão, que levou à detenção de duas dezenas de pessoas de vários municípios e entidades no âmbito da operação Gota D’Água.

A presidente da câmara de Miranda, Helena Barril, explica que é uma consequência da investigação da PJ. “A retirada do selo penso que é a consequência do facto do laboratório estar a ser investigado. O que está em causa são situações sérias e graves”, afirmou.

Depois das detenções, o município contratou outro laboratório para a realização das análises à água para consumo humano. A autarca garante que a qualidade da água está assegurada. “Estamos a trabalhar com o novo laboratório e temos essa qualidade assegurada e provavelmente tivemo-la sempre, não duvido disso”, vincou.

A presidente da câmara adiantou ainda que não têm sido reportadas queixas.

Tal como Miranda do Douro, também os municípios de Armamar, São João da Pesqueira, Vila Nova de Foz Côa, Almeida, Mêda e Figueira de Castelo Rodrigo perderam o Selo de Qualidade da Água, uma vez que recorriam ao laboratório Regional de Trás-os-Montes.

A operação Gota D’Água levou à detenção de 20 pessoas, em Novembro, devido à falsificação de análises de água.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Ângela Pais