Movimento Cultural da Terra de Miranda cria plano estratégico com 34 medidas para desenvolvimento do território

PUB.

Qua, 24/11/2021 - 09:42


O Movimento Cultural da Terra de Miranda criou um plano estratégico que visa recuperar a população e a dinâmica que os três municípios do planalto mirandês têm vindo a perder. 

Foram identificados alguns entraves ao desenvolvimento, que pretendem resolver, como a falta de investimento na língua mirandesa, a riqueza que é gerada nas barragens e que não fica nas suas terras e também o colapso de produção agrícola, explica José Maria Pires, membro do movimento.

“O planalto mirandês sempre foi uma das zonas mais produtivas em termos agrícolas do país, no entanto, não o é actualmente, houve um colapso na produção agrícola e pecuária na nossa terra, nos últimos 60 anos, que tem a ver com a falência do minifúndio”, sublinha.

Do plano estratégico fazem parte 34 projectos, entre eles a recuperação dos sete castelos do planalto mirandês que estão actualmente em ruínas e que podem ser uma alavanca para a atrair turistas.

“A Terra de Miranda tem sete castelos, que estão todos em ruína, eu diria mais, estão em escombros. Estes castelos foram essenciais para a fundação do estado português e para a manutenção da independência nacional. Esses castelos são fundamentais para atrairmos turismo”, sublinhou.

Para José Maria Pires o despovoamento destes territórios deve-se a políticas tomadas ao longo dos últimos 60 anos e afirma que é urgente fazer alguma coisa para inverter esta situação.

O Movimento Cultural da Terra de Miranda vai fazer chegar o documento aos autarcas de Miranda do Douro, Mogadouro e Vimioso, para debate e recolha de contributos e depois será enviado ao Governo e à Comissão Europeia com o intuito de atrair investimento para estes territórios. Escrito por Brigantia.

Jornalista: 
Ângela Pais