Moto GP: Stoner arrecada primeira vitória de 2010 em Aragón

PUB.

Seg, 20/09/2010 - 17:47


O australiano provou o sabor do triunfo no Gran Premio A-Style de Aragón no domingo, à frente de Dani Pedrosa, enquanto Nicky Hayden assegurou o primeiro pódio da época, depois de uma interessante luta com Jorge Lorenzo pelo terceiro posto.

 

Casey Stoner garantiu a sua primeira vitória da temporada em Aragón, no domingo, transformando a pole position no circuito espanhol num triunfo bem merecido. O piloto da Ducati Team terminou com uma vantagem de 5,148s para Dani Pedrosa, com Nicky Hayden a completar o pódio, terminando pela primeira vez esta época entre os três primeiros, depois de uma magnifica luta com Jorge Lorenzo na última volta.

Partindo da pole, Stoner segurou a posição logo à entrada da primeira curva, com Pedrosa, que é conhecido pelas suas partidas canhão, a cair para a quinta posição. O piloto da Repsol Honda não esmoreceu e logo começou a tentar recuperar posições, acabando por chegar ao segundo posto, atrás de Stoner, com a distância entre os dois a sofrer oscilações durante a corrida.

Os dois homens foram sempre os mais rápidos durante toda a corrida, mas Stoner conseguiu ‘fugir’ já no final, assegurando os 25 pontos pela vitória, com Pedrosa a mostrar que mantém a boa forma e a garantir o intermédio do pódio. E o sabor da vitória foi especialmente doce para Stoner, que estava afastado dos triunfos desde a corrida da Malásia na temporada passada.

 

Honestamente, esta vitória é um grande alívio!”, disse Stoner, que não partia da pole desde a corrida inaugural da época, em Losail. “Tivemos a primeira corrida do Qatar na mão até eu ter feito uma asneira e houve outras oportunidades para vencer este ano, que eu perdi por uma série de erros”.

Tivemos muitos problemas para conseguir chegar aos dois ou três décimos necessários para fugir do Dani ou do Jorge esta temporada, mas alterámos completamente a moto este fim-de-semana e funcionou quase da forma como queríamos”.

A queda de Stoner no warm up da manhã provocou alguma preocupação na sua equipa, mas ele acabou por responder de forma excelente na corrida.

Tive uma pequena queda no warm up desta manhã, que provocou alguma preocupação”, admitiu. “Nas primeiras voltas estava a afastar-me de todas as linhas brancas que via, mas depois conseguimos encontrar o ritmo certo e levar uma vitória para casa. Quero agradecer à equipa, à fábrica e a todos os que estiveram perto de mim. Tenho pena que tenha demorado tanto!

Com o triunfo, Stoner subiu para a terceira posição do Campeonato. Com a terceira posição alcançada pelo seu companheiro de equipa, Nicky Hayden, a Ducati conseguiu ter dois pilotos no pódio pela primeira vez desde a corrida na Austrália em 2007.

Com o segundo posto em Aragón e com Jorge Lorenzo a terminar em quarto, o piloto da Respol Honda, Dani Pedrosa, reduziu a diferença para o rival para 56 pontos numa altura em que faltam disputar cinco provas.

 

Estou muito contente com o segundo posto, se bem que é claro que queria vencer perante o público espanhol,” disse Pedrosa, que ganhou as duas últimas jornadas. “Na primeira curva tive uma escorregadela que me custou algumas posições e depois nas voltas seguintes tive de recuperar terreno antes de me colocar atrás do Casey.

Por essa altura ele já estava muito isolado na frente e nosso ritmo era similar ao dele nessa altura, pelo que dei tudo para o apanhar e consegui reduzir a diferença. Mas depois a roda traseira começou a patinar e não foi possível ficar com ele, o que me levou a pensar: ‘Este é o meu lugar hoje’.”

Admitindo que os 56 pontos que o separam agora de Jorge Lorenzo é muito para recuperar nas cinco corridas que ainda há pela frente, Pedrosa não deixa por isso de acreditar que ainda está tudo em aberto. “A nossa moto teve mais problemas que o habitual com o desgaste do pneu traseiro, mas de todas as formas o segundo lugar não é mau e o Campeonato ainda está em aberto, mesmo sendo muito difícil apanhar o Lorenzo,” disse. “Gostava de agradecer à minha equipa que trabalhou arduamente e quero manter este nível porque nos últimos tempos temos sido rápidos em todas as corridas. Estou desejoso pela corrida em casa da Honda, em Motegi.” 

 

 

Das várias disputas que se foram travando, nenhuma foi tão interessante como a que opôs Hayden ao líder do Campeonato, Jorge Lorenzo, pelo mais baixo do pódio. Uma arrepiante ultrapassagem de Hayden a Lorenzo na última volta, entregou ao americano o terceiro posto, pondo fim ao recorde do piloto da Fiat Yamaha, que até agora tinha terminado todas as corridas da temporada no pódio.

Sabe muito bem estar de volta ao pódio e gostei mesmo de mim hoje,” disse Hayden. “A moto funcionou muito bem ao longo do fim-de-semana e na corrida consegui fazer uma boa partida e manter-me com o Jorge.

Não havia local onde pudesse colocar a roda e nas últimas voltas ele rodou muito forte para se isolar, mas decidi que o quarto posto não era o bastante para mim hoje. Ataquei-o forte na chicane e consegui defender-me.

Mas o pódio não foi grande surpresa depois de Hayden ter tido um fim-de-semana tão produtivo, onde foi rápido em todas as sessões e dando a entender que um resultado deste calibre estava eminente.

É bom estar no pódio, foi mesmo um bom fim-de-semana para mim e para a equipa, os patrocinadores e eu estamos muito contentes pelo resultado de hoje. Vamos tentar repetir isto mais algumas vezes antes do final da época!” concluiu.

 

Ben Spies (Monster Yamaha Tech 3) assinou outro impressionante resultado com um quinto lugar, depois de resistir às investidas de Andrea Dovizioso (Repsol Honda), que acabaria por cair na última volta quando tentava o tudo por tudo nessa luta.

Valentino Rossi (Fiat Yamaha) terminou o fim-de-semana na sexta posição, enquanto os rookies Marco Simoncelli (San Carlo Honda Gresini) e Álvaro Bautista (Rizla Suzuki) completaram o Top 8 com sólidas prestações. Marco Melandri (San Carlo Honda Gresini) e Aleix Espargaró (Pramac Racing) conseguiram também garantir um lugar entre os 10 melhores, enquanto Randy de Puniet (LCR Honda) escapou ileso a uma queda na volta 16.

A vantagem de Lorenzo no topo da classificação do Campeonato diminuiu para 56 pontos, somando agora um total de 284. Pedrosa ocupa a segunda posição, com 228 pontos. A vitória de Stoner possibilitou-lhe a subida para o terceiro posto, com 155 pontos, com Rossi a manter o quarto lugar e Dovizioso a cair para quinto.

Texto e Fotos: MotoGP