Moradores da freguesia de Babe têm remédios ao domicílio

PUB.

Qua, 21/04/2010 - 10:53


A população de Babe já não precisa de se deslocar à cidade de Bragança para aviar uma receita médica. A junta de freguesia estabeleceu um acordo com uma farmácia que faz a entrega ao domicílio.

Agora sempre que a médica vai à aldeia para consultar os doentes, no mesmo dia a farmácia entrega os medicamentos em casa dos utentes, depois de receber as receitas por fax ou e-mail que a junta lhe envia.

Uma solução para facilitar a vida aos mais idosos e a quem tem pouca mobilidade, como explica Alberto Pais, o presidente da junta de freguesia de Babe.

“As pessoas têm um médico uma vez por mês mas algumas delas têm dificuldade em r a Bragança. Ou pedem a um vizinho ou pedem um táxi. Mas muitas são idosas, algumas ultrapassam os 80 anos. Por isso combinámos com uma farmácia. Enviamos o receituário e eles entregam ao domicílio”, refere.

O serviço está a desde Março e ontem foi a segunda vez que a população recebeu os medicamentos em casa.

Aplaudem a iniciativa porque assim evita deslocações propositadas à cidade.

“Para quem é velho como eu, com as cajatas, é bom”, diz Purificação Fernandes, que vai “todos os meses ao centro”. Já Teresa Fernandes diz que “é melhor” assim. Laura Santos recorda que antes “tinha de ir à farmácia” e aproveitava “quando ia à médica”. Por isso considera que “é melhor assim, porque se não houvesse quem fosse à cidade tínhamos de lá ir de propósito”.

A farmácia presta este serviço de forma gratuita.

Maria Vera Cruz, responsável do estabelecimento, salienta a importância do serviço para os mais idosos.

“Foi a primeira junta a contactar-nos e nós aceitámos”, refere. “As pessoas vão à sua junta, que contacta a farmácia, via email ou fax, e nós enviamos o receituário”, explica, garantindo que “compensa sempre porque os utentes precisam da medicação e não precisam de estar dependentes de transportes, até porque as pessoas têm muitas dificuldades de mobilidade”.

Um serviço que pode vir a ser alargado a outras freguesias do concelho de Bragança, caso seja solicitado por outras juntas.

Escrito por Brigantia