Monumento escultório para homenagear figura histórica de Bragança

PUB.

Qua, 11/08/2010 - 08:57


“O Braganção Mendo Alão e o Rapto da Princesa da Arménia” é o título do mais recente livro da autoria de António Afonso, um artista de Bragança. A obra serve de base a uma peça de teatro que vai ser exibida nos próximos dias 13 e 14 durante a Festa da História e foi apresentada no Mosteiro de Castro de Avelãs, o cenário real da história.  

“Presume-se que sim, que tenha sido porque há referências, embora poucas” refere António Afonso, o autor do livro e encenador da peça, acrescentando que “pelo menos sabe-se que a princesa da Arménia passou por aqui e foi filhada pelo Mendo Alão, mas também não se sabe bem o que é filhada pois tem várias conotações”.

Na peça de teatro em que vão participar 80 actores e actrizes.

 

O Braganção Mendo Alão vai servir também de inspiração a um monumento escultório a colocar numa rotunda da cidade de Bragança.

 “É uma forma de valorizarmos aquilo que são actos muito importantes da nossa história e por isso vamos erguer um monumento escultórico alusivo à história em que estará representado o Braganção Mendo Alão” adianta Rui Caseiro, vice-presidente da câmara, revelando ainda que “será colocado que irá surgir no fundo da Avenida Luciano Cordeiro que estará concluída no próximo ano”.

 

O monumento deverá ser edificado no próximo ano.

Até lá vai ser lançado um concurso de ideias para escolher a melhor proposta apresentada pelos escultores.

Escrito por Brigantia