Mogadouro vai recuar no desconfinamento e cinco concelhos em risco de ficar em alerta

PUB.

Qua, 21/07/2021 - 09:28


Esta terça-feira, o distrito de Bragança aumentou para 236 o número de casos ativos de covid-19, depois de, nas últimas horas, se terem registado 35 novos casos de infeção, indica o mais recente boletim das autoridades de saúde

No concelho de Mogadouro verificou-se o maior aumento de novos casos, que atingiu mais 17 pessoas (12 em Bemposta e 5 em Urrós).

O número de pessoas com covid-19 no Lar de Bemposta, Mogadouro, subiu para 31: 24 utentes e sete funcionários. O lar tem 29 utentes, 24 testaram positivo para o novo coronavírus. Dos 17 funcionários, sete estão infectados.

Já no Lar de Urrós, também no concelho de Mogadouro, o número de pessoas infectadas subiu para 17. O total dos 13 utentes testaram positivo para a covid-19, bem como quatro dos 13 funcionários.

Seguiu-se o concelho de Bragança com mais uma dezena de infetados. Já Vila Flor e Vinhais têm mais dois casos, comparativamente com segunda-feira, enquanto Mirandela, Macedo de Cavaleiros, Miranda do Douro e Carrazeda de Ansiães registaram mais um caso de covid-19.

Apesar de a análise dos números semanais da incidência cumulativa a 14 dias só acontecer na próxima quinta-feira, na reunião de Conselho de Ministros, já não há dúvidas que o concelho de Mogadouro vai ultrapassar, pela segunda semana consecutiva, os 240 casos por cem mil habitantes, e com isso vai recuar no plano de desconfinamento (atualmente está em situação de alerta mas sem restrições).

Aliás, é muito provável que Mogadouro esta semana venha mesmo a ultrapassar os 480 casos por 100 mil habitantes e por isso ficará a ser considerado um concelho de risco muito elevado.

Na prática, o que vai passar a acontecer no concelho de Mogadouro é que será exigido o certificado digital ou teste negativo no acesso a restaurantes para serviço de refeições no interior, às sextas-feiras a partir das 19h00 e aos sábados, domingos e feriados durante todo o dia, sendo que o funcionamento destes estabelecimentos está permitido até às 22h30.

Para estes fins são admitidos quatro tipos de testes:

Teste PCR, realizado nas 72 horas anteriores à sua apresentação;

Teste de antigénio com relatório laboratorial, realizado nas 48 horas anteriores à sua apresentação;

Teste rápido de antigénio na modalidade de autoteste, realizado nas 24 horas anteriores à sua apresentação na presença de um profissional de saúde ou da área farmacêutica que certifique a sua realização e o seu resultado;

Teste rápido de antigénio na modalidade de autoteste, realizado no momento, à porta do estabelecimento que se pretende frequentar, sob verificação dos responsáveis por estes espaços.

Outras das medidas a aplicar em Mogadouro é que haverá limitação de circulação na via pública, a partir das 23h00.

Em perigo de ficarem em situação de alerta, por ultrapassarem pela primeira vez os 240 casos por cem mil habitantes, mas ainda sem recuo no desconfinamento - o que só acontecerá caso na próxima semana voltem a ultrapassar a linha vermelha - estão os concelhos de Mirandela, Miranda do Douro, Vila Flor, Freixo de Espada à Cinta e Bragança.

Confira os casos ainda ativos por concelho e as freguesias mais atingidas:

MIRANDELA 62 (52 na cidade e 3 na freguesia de Frechas)

BRAGANÇA 57 (44 na União de Freguesias da Sé, Santa Maria e Meixedo, 3 em Carragosa e 3 em Espinhosela)

MOGADOURO 57 (30 em Bemposta, 18 em Urrós, 5 na vila)

MIRANDA DO DOURO 19 (8 em Sendim)

VILA FLOR 14

VINHAIS 11

FREIXO DE ESPADA À CINTA 8

MACEDO DE CAVALEIROS 4

ALFÂNDEGA DA FÉ 2

VIMIOSO 1

CARRAZEDA DE ANSIÃES 1

TORRE DE MONCORVO 0

Escrito por Terra Quente (CIR)