Qui, 13/03/2025 - 19:17
Com a alteração à lei, o município pôde fazer esta proposta. A anterior não permitia que a vila se tornasse cidade, já que não tinha população suficiente, mas, com a alteração, o município reuniu as condições de enquadramento territorial, ou seja, a nível de natureza histórica, cultural e de instituições e equipamentos coletivos.
O presidente do município, António Pimentel, diz que este é um passo histórico. “Foi com muito agrado que digo que, por unanimidade, o Parlamento reconheceu Mogadouro como cidade. Apesar de muita gente se questionar, nomeadamente a nossa oposição, sobre este assunto, isto faz-nos olhar para Mogadouro de outra maneira e vai trazer, naturalmente, mais obrigações mas, ao mesmo tempo, mais competitividade e uma visibilidade maior. Foi um passo importante. Um passo histórico”.
A visibilidade e o investimento vão atrair e fixar pessoas. “Esse foi o objetivo fundamental, tornar Mogadouro mais visível, mais competitivo e num clube mais restrito, sendo que, naturalmente, poderá vir a ter acesso a muitas coisas. Rudo o que vir para Mogadouro, depois deste dia histórico, são vantagens”.
A proposta foi aprovada hoje na Assembleia da República.
A alteração da categoria territorial de Mogadouro não produz efeitos na organização administrativa nem na gestão autárquica, mas o presidente afirma que a elevação terá um impacto muito importante na relevância do território, bem como cria maior atratividade para investidores e maior competitividade no acesso à programação e ao financiamento nacional e comunitário.
Escrito por Brigantia