Mogadouro abandona ATMAD e abastece-se na barragem de Bemposta

PUB.

Sex, 24/07/2009 - 10:09


A Câmara de Mogadouro vai abandonar o sistema intermunicipal da Águas de Trás-os-Montes e Alto Douro (ATMAD). A decisão foi dada a conhecer, ontem, por Moraes Machado, presidente da autarquia mogadourense, durante a assinatura de um protocolo com a EDP.  

O documento tem em vista a criação de um novo abastecimento de água para o município do planalto mirandês, a partir da barragem de Bemposta.

“Com este protocolo resolvemos definitivamente o problema da água” refere o autarca, acrescentando que “fica abastecida toda a zona nascente do concelho com uma nova captação, nova estação de tratamento e adutora até à gravidade e depois o abastecimento em alta fica completo” explica.

 

O autarca fala ainda das razões que levam ao abandono da empresa Águas de Trás-os-Montes e Alto Douro. “O contrato é ruinoso e se o pudermos fazer nós através do nosso património não o vamos entregar à ATMAD”.

 

A EDP, que está a construir o reforço de potência de Bemposta, surge neste projecto e Ferreira Costa, director de projectos e investimentos, explica que esta parceria “é uma resposta aos anseios que nos vinham sendo solicitados pela câmara”.

 

O investimento da EDP na construção deste novo sistema de captação e abastecimento de água, no concelho de Mogadouro, ronda os dois milhões de euros.

Escrito por CIR