MMS quer Faculdade de Medicina em Bragança

PUB.

Qui, 03/09/2009 - 09:30


O candidato do MMS (Movimento Mérito e Sociedade) às eleições legislativas por Bragança defende a criação da Universidade do Nordeste e de um curso de medicina. É uma das propostas de Sérgio Deusdado que esta quarta-feira apresentou a sua lista.  

Professor do Instituto Politécnico de Bragança, o cabeça de lista, diz que sem uma universidade não é possível implementar um sistema de ensino superior sustentável já que não tem autonomia para leccionar doutoramentos.

Por outro lado, defende a criação de um curso de medicina para fixar médicos na região.

“Muitas vezes chegamos ao hospital e verificamos que há profissionais com sotaque, mas porque é que os nossos médicos não vêm para cá?” questiona. “Uma solução interessante seria criar uma faculdade de medicina aqui, pois tenho a certeza que muitos médicos que aqui se formassem ficariam cá” considera.

 

O candidato do MMS defende ainda a requalificação da Linha do Tua, mas não se opõe à construção da barragem. “A linha do Tua deve ser reconstruída e reactivada e a barragem deve ser feita com a dimensão apropriada” refere.

 

Em conferência de imprensa, para a apresentação da lista do partido às legislativas, Sérgio Deusdado teceu duras críticas aos actuais deputados do PS e recandidatos ao cargo. “Manifestaram-se frontalmente contra o aeroporto regional de Bragança que é uma vitória da autarquia e contra a reconstrução da linha do Tua dizendo que o que interessa para o distrito são as estradas” afirma, acrescentando que “isto atenta contra os princípios mais básicos da coerência por isso não lhe podemos dar o nosso voto já que são contra os interesses da região”.

 

Mas o PSD também não escapou às críticas do MMS. “A líder desse partido indicou para cabeça de lista uma pessoa que não tem qualquer afinidade com a região” refere “e utilizou a nossa região como um ninho de cucos” ironiza, explicando que “foi posto aqui um ovo que não era deste ninho e que a pouco e pouco vai lançando os outros para o chão”. O candidato salienta que “a ser eleito um deputado do PSD será um deputado que não nos representa porque não sente e não vive os nossos problemas”.

 

Para além de Sérgio Deusdado, a lista do MMS às eleições legislativas por Bragança é composta por Fernanda Vicente, Manuel Feliciano, Luís Júnior e Sandra Barbosa.

Escrito por Brigantia