Misericórdia quer ampliar casa-abrigo para vítimas de violência doméstica

PUB.

Qua, 25/11/2009 - 15:26


139 casos de violência doméstica este ano no distrito de Bragança. Os dados são relativos aos primeiros 10 meses deste ano, mas já dão para concluir que houve um aumento do número de denúncias. Em 2008, foram registados 126 casos.  

Uma tendência que acompanha assim o panorama nacional.

“Aqui em Bragança também está a aumentar pois, no ano passado tivemos 126 casos e até Outubro tivemos 139” adianta a psicóloga do Núcleo de Atendimento às Vítimas de Violência Doméstica do Governo Civil de Bragança. Mas Teresa Fernandes salienta que “não quer dizer que haja um aumento de violência, mas sim que as pessoas estão mais informadas e denunciam mais”.

 

Números conhecidos esta manhã, durante as comemorações, em Bragança, do Dia Nacional do Laço Branco.

Foram lançados balões brancos no arranque destas comemorações.

Vai também ser inaugurada uma mostra de instituições que trabalham directamente com as vítimas de violência doméstica, onde serão divulgados serviços, respostas e apoios sociais.

 

Uma dessas instituições é a Santa Casa de Misericórdia de Bragança, que coordena a única casa-abrigo do distrito.

Está a funcionar há 9 anos e tem capacidade para acolher cinco mulheres.

Por ali já passaram 87 vítimas.

 

A instituição já apresentou um projecto à Segurança Social para duplicar a capacidade.

Uma proposta que pode corresponder ao anúncio já feito da abertura de uma segunda casa-abrigo no distrito.

“O nosso projecto era para cinco utentes, porque tudo o que vai além de 10 pessoas numa casa não nos parece muito viável” refere Ana Maria Pires, a directora-técnica da Santa Casa da Misericórdia de Bragança, acrescentando que “tentamos dar um ambiente o mais familiar possível”.

 

Fonte do Centro Distrital de Segurança Social diz que a instituição já foi informada duas vezes da não aprovação do projecto apresentado porque não reunia as condições necessárias para o seu alargamento.

Escrito por Brigantia