Mirandela tem novo Centro de Recursos Tecnológicos

PUB.

Ter, 21/10/2008 - 09:54


Mirandela vai acolher um Centro de Recursos em Tecnologias de Apoio à Educação Especial de pessoas com necessidades educativas especiais. Ao todo foram criados 25 Centros em todo o país, ficando sete na área de abrangência da Direcção Regional de Educação do Norte.   O Centro de Recursos de Mirandela vai acolher crianças e jovens do distrito de Bragança e ainda dos concelhos de Vila Real, Murça, Alijó, Sabrosa, Vila Nova de Foz Côa e S. João da Pesqueira.

Gentil Vaz, vereadora da educação da autarquia mirandelense, explica que a finalidade dos Centros de Recursos TIC para a Educação Especial passa por uma “adequação das tecnologias da informação e comunicação às necessidades dos alunos”.

Segundo a responsável pretende-se ainda uma “monitorização da intervenção com os alunos ao longo do seu percurso, a divulgação das actividades, informação e formação a docentes, auxiliares de acção educativa e família”, revela.

Já a gestão e manutenção das tecnologias será feita em colaboração com os conselhos executivos dos agrupamentos e lavar-se-á a cabo “uma articulação com outros centros a nível nacional, com autarquias, serviços de saúde e instituições de educação na nossa área geográfica”, acrescenta.

De acordo com a mesma, a PT cedeu toda a parte de informática.

 

Este Centro de Recursos vai funcionar na Escola Básica de Carvalhais e conta já com um aparelho de ar condicionado que foi oferecido pela Mitsubishi Electric.

Ao comemorar os seus 10 anos em Portugal, esta empresa decidiu oferecer sistemas de climatização a um conjunto de Escolas Primárias necessitadas e representativas das várias regiões do país.

 Horta Correia, representante da empresa, refere que esta oferta se baseou num estudo da DECO, publicado em 2007, sobre os alunos das escolas portuguesas que passam frio e têm má qualidade do ar dentro das salas de aula. “As escolas foram escolhidas em distritos onde a probabilidade de encontrar escolas necessitadas fosse maior e a forma de fazer esta comparticipação passou essencialmente pelas câmaras”, explica o representante. 

O Centro de Recursos TIC para a educação especial de Mirandela deverá entrar em funcionamento dentro de 15 dias e vai contar com a parceria da câmara de Mirandela, com o fornecimento de materiais, transportes recursos humanos.