Mirandela sensibiliza população para problemas da mobilidade

PUB.

Qua, 15/09/2010 - 09:59


Mirandela volta a ser uma das cidades que vai assinalar a semana da mobilidade que começa, amanhã e termina no dia 22, o Dia Europeu sem Carros. Os mirandelenses vão ter a oportunidade de desfrutar de uma série de actividades dedicadas à mobilidade sustentável, com o objectivo de sensibilizar para a necessidade da mudança de comportamentos relativamente à utilização do automóvel particular.  

O incentivo passa por andar a pé, de bicicleta, de autocarro.

Durante a semana serão realizadas diversas actividades com o lema “Mobilidade mais Inteligente, uma Vida Melhor”.

O vice-presidente da autarquia, destaca as novidades deste ano, com realce para a área da saúde.

“A Auto Imperial de Bragança vai trazer um carro eléctrico que tem grandes vantagens, a Renault também vai fazer análises aos carros pois é importante saber que a viatura que utilizamos pode consumir mais ou menos, contribuindo para uma má mobilidade e problemas de emissão de dióxido carbono e a BikeMorais vai fazer um workshop dedicado à manutenção de bicicletas” refere António Branco.

 

Serão apresentados os projectos no âmbito da “Tua Mirandela”, e a “Zona 30” a implementar brevemente.

“Serão apresentados no dia 22. É interessante saber aquilo que vai ser feito, nomeadamente o famoso estacionamento tarifado que será lançado brevemente” afirma.

 

António Branco diz que, ao longo destes cinco anos de Semana Europeia da Mobilidade em Mirandela, mudaram diversos aspectos na cidade e houve, principalmente, mudança de mentalidades.

“Aquilo que mais reparamos é principalmente a adesão a um conjunto de motivações como é o caso de andar a pé ou de bicicleta” refere, salientando que “a semana da mobilidade é sempre uma oportunidade para motivarmos as pessoas”.

 

Ao longo dos próximos dias vão decorrer ainda passeios pedonais diurnos e nocturnos, rastreios de saúde gratuitos, passeios de cicloturismo, actividades desportivas, eco viagens e muito mais.

No dia 22, Dia Europeu sem Carros haverá o encerramento das ruas da cidade ao trânsito, estando ainda prevista a medição de ruído e emissões de CO2, que permitam obter indicadores sobre o impacto das viaturas no dia a dia da zona de intervenção.

Escrito por CIR