Mirandela poderá ter Unidade de Saúde Familiar

PUB.

Seg, 11/09/2023 - 18:26


Está a ser ponderada a criação de uma Unidade de Saúde Familiar (USF) num dos centros de saúde de Mirandela

A garantia foi avançada pelo Ministro da Saúde, na passada sexta-feira, em declarações à margem da inauguração da unidade de endoscopia digestiva do serviço de gastrenterologia da Unidade Hospitalar de Mirandela. “Eu sei que esse processo está a ser tratado e eu encaro isso muito favoravelmente, porque a unidade de saúde familiar é um novo modelo de organização de cuidados que não só melhora os cuidados à população e já agora também melhora a remuneração e a compensação dos profissionais, o que é muito positivo, porque garante que esses profissionais se fixam de forma mais duradoura nas comunidades”.

Criadas em 2005, as USF são a alternativa ao habitual centro de saúde, prestando também cuidados primários de saúde, mas com autonomia de funcionamento e sujeitas a regras de financiamento próprias, baseado também em incentivos financeiros aos profissionais.

Segundo Manuel Pizarro, este modelo organizacional poderá, por exemplo, “evitar a excessiva rotatividade de médicos de família”. O titular da pasta da saúde sublinha que “uma das queixas que há aqui no Nordeste, não tanto a falta de médicos de família, embora haja um outro caso pontual, mas é a dificuldade da fixação desses profissionais. Há uma rotação em alguns sítios um bocadinho elevada. Ora, se formos capazes de fazer também aqui unidade de saúde familiar com remuneração associada ao desempenho, vamos conseguir essa fixação dessas pessoas. Isso é muito importante para as pessoas. Eu acho que, por definição, um médico de família é uma pessoa que cada um de nós espera que nos acompanhe durante um período longo da nossa vida e que vá conhecendo as nossas queixas, a nossa maneira de ser, perfumes da nossa família e, portanto, isso seria uma bela evolução”, acrescenta.

No distrito de Bragança, chegou a existir, em tempos, uma unidade de saúde familiar em Torre Dona Chama, no concelho de Mirandela, mas foi desativada em 2012, por não cumprir os objetivos traçados.

Escrito por Terra Quente (CIR)

Foto: Rádio Terra Quente