Qua, 28/01/2009 - 10:32
Do intenso programa destaca-se o Festival Gastronómico pelos restaurantes aderentes que disponibilizam menus de azeite, e que se prolonga até 24 de Fevereiro.
António Branco, vice-presidente da autarquia mirandelense, atribui a esta iniciativa a capacidade de dar a conhecer a região através da ligação ao azeite, e que tem vindo a dar frutos.
Apesar do baixo preço a que o azeite é vendido, tem compensado com o aumento do volume de vendas. “Além de termos um azeite de qualidade temos um território da qualidade e é importante que quem compra este azeite reconheça a região como sendo de qualidade”, salienta António Branco.
Quanto à produção de azeite, o responsável diz que a solução para rentabilizar a venda do azeite da região passa por “aumentar o embalamento”. De acordo com António Branco “é preciso ver que o azeite ao preço que está a ser comercializado não representa nenhum tipo de retorno efectivo para o agricultor em termos de granel e só aumentando o embalamento”.
Nos próximos 5 dias vão decorrer diversas iniciativas que terão como objectivo a promoção do azeite de qualidade entre todas as temáticas a ele ligadas. “Vamos fazer um mercado na Rua da República com algum artesanato para tentar chamar as pessoas e vamos oferecer oliveiras jovens às pessoas”, conta António Branco.
O actor João Nicolau também vai participar em algumas peças de teatro. Haverá ainda “uma projecção interactiva que ensina as crianças a ver o que é importante no azeite e um workshop que vai ensinar a fazer sabão de azeite na própria Rua da República”, conclui o vice-presidente.
Até domingo Mirandela é a capital do azeite.
Escrito por CIR