Miranda do Douro quer dinamizar gastronomia local

PUB.

Qui, 04/02/2010 - 10:17


A câmara de Miranda do Douro quer certificar mais cozinhas regionais no concelho. Uma estratégia para dinamizar o sector gastronómico. A autarquia não aponta para já um número de estabelecimentos que possam vir a ser certificados, para além dos que já existem, porque primeiro quer fazer uma avaliação do potencial.

“Neste momento existem algumas cozinhas tradicionais que estão licenciadas para a distribuição localmente. Estamos a trabalhar para certificar as que faltam e quando houver concursos para a implementação e aparecimento de mais cozinhas regionais, estarmos vocacionados para apoiar investidores nesta área de potencial gastronómico do concelho. E vamos fazer um pré-estudo do potencial das cozinhas a abrir no concelho.”

Uma intenção revelada pelo presidente da câmara de Miranda durante a apresentação da 11º edição do Festival dos Sabores Mirandeses que vai decorrer de 12 a 15 de Fevereiro.

Artur Nunes quer aproveitar o certame para encontrar formas de promover as raças mirandesas.

“A gastronomia local é muito rica em produtos, há que a valorizar. Vamos ter oportunidade de conversar e encontrar soluções para as raças, agora que uma delas passou a ser certificada.”

O Festival dos Sabores Mirandeses coincide no calendário com a Feira do Fumeiro de Vinhais.

Mas o autarca de Miranda não teme a concorrência.

“Vinhais é uma feira com características próprias. O seu crescimento tem vindo a ser dinamizado. Miranda tem 11 anos e há que lhe dar uma nova forma. Elas podem ser complementares.”

Neste certame vão ser promovidos os produtos regionais mirandeses.

Para além da gastronomia o artesanato também vai estar em destaque no Pavilhão multiusos.

 Escrito por Brigantia