Miranda do Douro quer criar ONG na área da luta contra a pobreza

PUB.

Ter, 19/10/2010 - 09:21


A câmara de Miranda do Douro quer avançar com a criação de uma Organização Não Governamental no concelho. Uma ideia que foi revelada durante num seminário que assinalou as comemorações do dia Internacional para a Erradicação da Pobreza.  

Uma ONG que ajude a combater a pobreza e a exclusão social.

À margem de um seminário, onde foram abordados estes temas, Artur Nunes, presidente do Município, lançou o pedido aos técnicos presentes para a criação de uma ONG no concelho.

“Lancei um desafio aos técnicos para a criação de uma ONG para o combate à pobreza, para eles analisarem e ver se tem pernas para andar e pode até alargar-se a outras áreas de intervenção” adianta o autarca.

 

Jacinta Fernandes, mentora do projecto de luta contra a pobreza no concelho, destaca os cursos de alfabetização que quer implementar para os mais excluídos.

“Queremos desenvolver cursos de alfabetização nas aldeias, para aqueles que não têm nenhuma formação. Para quem já tem alguma formação queríamos organizar cursos com outras competências” explica, acrescentando que “se tivermos menos de 10 pessoas em cada aldeia não é susceptível de podermos deslocar técnicos, mas pensamos que vamos conseguir esses grupos”.

 

O público presente neste seminário considera útil esta iniciativa para abrir portas ao mercado de trabalho.

“Ía de boa vontade” refere Maria Correia. “Gostava de saber fazer o meu nome” afirma Pomba Rato. “É muito importante porque também posso vir a trabalhar” salienta Sandra Cristino. 

Uma iniciativa que assinalou o dia Internacional para a Erradicação da Pobreza.

Escrito por CIR