Miranda do Douro exige Urgência Básica

PUB.

Qui, 03/02/2011 - 09:22


O autarca de Mirada do Douro não gostou da decisão da ARS Norte de encerrar o Serviço de Atendimento Permanente (SAP) durante a noite e por isso reivindica a instalação no concelho de um Serviço de Urgência Básica (SUB). O pedido já foi feito ao secretário de estado da saúde acompanhado também de uma ambulância de Suporte Imediato de Vida (SIV) e financiamento para a construção de um heliporto junto ao centro de saúde.  

Artur Nunes é peremptório ao afirmar que não concorda com o encerramento do SAP em Miranda do Douro muito por causa da localização do concelho, por isso pede contrapartidas.

“Não concordo com a forma como foi feito este encerramento” afirma o edil. “Na quinta-feira foi feita uma reunião com o secretário de estado onde foi abordada esta questão e eu fiz-lhe algumas exigências apelando a que Miranda fica num extremo e está muito longe de Bragança e temos populações a 70 km de Mogadouro” onde há um SUB.

 

A principal exigência do autarca é a instalação no concelho de um Serviço de Urgência Básica.

“Foi-nos comunicado que os SUB’s iriam ser revistos e eu disse-lhe que Miranda tinha todas as condições para ter um porque fica muito longe de Bragança e Mogadouro” argumenta.

 

Outro dos pedidos da câmara ao Secretário de Estado da Saúde foi um financiamento para o heliporto que já está em construção.

“Nós já começámos a fazer o nosso mas custa cerca de 300 mil euros e nós pedimos um financiamento” revela Artur Nunes.

 

O transporte de doentes até Bragança por estradas espanholas e a realização de consultas em Espanha, são outros pedidos feitos por Artur Nunes ao ministério da saúde.

Escrito por CIR