Ministra da Cultura não dá dinheiro ao Centro de Arte Contemporânea

PUB.

Sex, 24/09/2010 - 09:20


Ajudar, sim, mas não com dinheiro. O ministério da Cultura está disponível para apoiar o Centro de Arte Contemporânea Graça Morais, em Bragança, mas não através de financiamento.    

A ministra da Cultura esteve esta semana de visita ao espaço, e mostrou-se disponível a colaborar com o centro na montagem de exposições ou na intermediação com outras instituições.

“Estamos sempre abertos a apoiar iniciativas culturais de relevo e de importância regional e temos pela Graça Morais uma grande amizade e respeito artístico, portanto está tudo e aberto e tudo é possível” afirma Gabriela Canavilhas.

 

A ministra aproveitou a sua passagem por Bragança, esta semana, para visitar o Centro de Arte contemporânea.

Uma visita de carácter privado mas que serviu para a ministra da Cultura tecer rasgados elogios ao espaço.

“Parece-me um espaço particularmente relevante neste contexto transmontano porque traz o nome de uma grande artista nacional que é desta região e que associou o seu nome, talento e obra a este centro cultural” afirma, acrescentando que “por isso consegue ter varias iniciativas como é o caso desta exposição de Júlio Pomar que é interessantíssima”.

“Por via dessa conjugação de esforços conseguimos ter mais um pólo de desenvolvimento cultural em Bragança e também gostei muito do que vi do ponto de vista da intervenção arquitectónica” salienta Gabriela Canavilhas.

 

Confrontada com um pedido de apoio por parte dos responsáveis do Centro, cujo financiamento é apenas municipal, a ministra da Cultura deixou em aberto uma colaboração, mas apenas de carácter institucional.

Uma posição que terá deixado alguma tristeza nos responsáveis do Centro de Arte Contemporânea Graça Morais.

Escrito por Brigantia