Menos aceleras no IP4

PUB.

Qua, 30/07/2008 - 08:57


Os excessos de velocidade detectados no IP4 pelo sistema de telemetria da Estradas de Portugal “não são assim tão graves e dramáticos”. A afirmação é do governador civil de Bragança no final do Conselho Distrital de Segurança Rodoviária.

Jorge Gomes diz que algo não está bem nos números da Estradas de Portugal, porque, segundo dados que divulgou, na passada sexta-feira apenas uma, em 1300 viaturas, se aproximou da velocidade máxima registada pela telemetria durante o resto do ano. “Temos de pensar que as viaturas passam por vários postos de controlo e se vir sempre à mesma velocidade conta como mais do que uma viatura, o que quer dizer que aquele numero (divulgado na semana passada) pode ser bastante irreal” considera o governador civil que revela que “na passada sexta-feira, que é dos dias de maior transito, entre Bragança e Quintanilha foram fiscalizados 1300 carros e só um é que passou com excesso de velocidade, por isso algo não está bem”, afirma Jorge Gomes.

O governador admite que estes resultados possam ter sido influenciados pelas notícias difundidas na semana passada que davam conta dos excessos de velocidade praticados no IP4. “Para nós o importante é que não aconteça e se for pelo efeito que a noticia causou ficamos gratos à comunicação social por isso porque resolvemos o problema da segurança no IP4”.

Ainda assim, o governador civil de Bragança reitera que a fiscalização vai ser reforçada na principal via de acesso à região através dos radares da Brigada de Trânsito “para que possamos ter um estudo avalizado do que está a acontecer e forma de contrariar as estatísticas da Estradas de Portugal”. Quando aos radares permanentes “ainda não estão distribuídos e não sabemos que vêm para Bragança, mas pode ser uma solução para este troço” refere Jorge Gomes.

Durante o mês de Agosto vai ser feita uma campanha de sensibilização e prevenção rodoviária.