Mau tempo atrasa turismo da amendoeira em flor

PUB.

Seg, 01/03/2010 - 10:48


O atraso nas amendoeiras em flor pode prejudicar o turismo do sul do distrito de Bragança. O alerta foi deixado sábado por Pedro Mora, vice-presidente da câmara de Freixo de Espada à Cinta, à margem da abertura da 13.ª edição da Feira Transfronteiriça.  

E, devido ao mau tempo, este certame pode mesmo vir a prolongar-se por mais um fim-de-semana do que o previsto.

“Vai atrasar a amendoeira em flor e Deus queira que as chuvas não afectem a produção, importantíssima para a nossa economia local. Mas estou convencido que só neste fim-de-semana é que estará mau tempo. E visto que houve um atraso de uma ou duas semanas no florescimento das amendoeiras, vamos propor aos expositores e aos restaurantes ficarem mais um fim-de-semana.”

 

 

 

Este ano, houve mesmo investimento por parte da autarquia, mas, mesmo assim, vieram mais expositores.

“Diminuímos ao espaço do recinto de espectáculos e acoplámos as duas tendas do restaurante que estavam fora. Deixámos de ter stands exteriores e, mesmo assim, tivemos mais sete expositores do que no ano passado.”

Menos animados estavam os expositores, pois temem que o mau tempo afaste os clientes.

 

 

“O tempo este ano está muito mau. E devido à chuva há menos visitantes”, diz Ana Sofia, vendedora de mel. Já Sara Alves, produtora de doces regionais, espera que “o mau tempo não prejudique o negócio”. E chama a atenção para o facto de o certame ser numa tenda: “prejudica um bocadinho porque o chão está molhado e está mais frio”, o que afasta ainda mais os visitantes. Por isso “se fosse num local coberto como nos anos anteriores, era muito melhor e mais apelativo”.

 

 

Maria dos Anjos, que trocou Lisboa por Freixo de Espada à Cinta, onde montou uma pastelaria de fabrico próprio, considera que nos anos anteriores “o espaço estava mais central”. “O multiusos está desviado. A vila devia estar em festa mas passa ao lado”.

 

 

Quem não se importa com a localização é Maria da Luz, que veio de Nelas com tapetes de Arraiolos. Diz que o mau tempo afasta as pessoas “que, assim, nem querem sair de casa”.

 

A feira Transfronteiriça de Freixo de Espada à Cinta abriu no último sábado e prolonga-se até ao meio do mês de Março.

 

Escrito por Brigantia