Maternidade de Bragança faz registo dos bebés

PUB.

Qua, 26/03/2008 - 08:17


É mais um serviço do Simplex disponível no distrito de Bragança. Em breve os pais vão deixar de se deslocar á Conservatória do Registo Civil para registar os filhos. Um ano depois de ter sido implementada em Portugal, esta tarefa vai passar a ser feita na maternidade do Centro Hospitalar do Nordeste (CHNE). Trata-se do projecto Nascer Cidadão que deverá ser implementado em breve nesta unidade de saúde.

O processo já foi credenciado, falta apenas acertar pormenores com o Conservatória do Registo Civil. “Isso está a ser tratado, pois é um programa de implementação progressiva e de acordo com a reorganização dos serviços” refere Sampaio da Veiga, director clínico do CHNE. “O serviço de gestão de utentes está a colaborar com a direcção de pediatria e de ginecologia/obstetrícia para termos em funcionamento o Nascer Cidadão”, o que, segundo Sampaio da Veiga, deverá acontecer dentro de poucas semanas.

O director clínico do CHNE explica que “o registo vai ser feito pelos profissionais” da unidade de saúde fazendo a recolha dos dados relacionados com os bebés que nascem “e depois fazem o contacto com o elemento da conservatória que vem cá” para concluir o registo.

Sampaio da Veiga acrescenta que os pais não têm feito sentir a necessidade deste serviço, apesar de já estar em vigor há um ano em Portugal. “Nem os pais, nem os médicos, nem os enfermeiros, nos fizeram chegar essa preocupação, talvez porque aqui na região ainda é relativamente fácil dirigirem-se às conservatórias do registo civil”.

Ainda assim, o director clínico realça que o projecto Nascer Cidadão vai ser implementado no CHNE para tornar o registo dos bebés ainda mais fácil. “Entendemos que devemos instalá-lo e vamos fazê-lo”.

Em breve já será possível fazer o registo de bebés na maternidade de Bragança.