Matemática leva alunos a procurar centros de explicações

PUB.

Ter, 24/06/2008 - 07:52


 A Matemática é o grande pesadelo dos alunos de Bragança que estão em época de exames. Os estudantes dizem que as aulas não são suficientes e acabam por recorrer a explicações. A procura de apoio fora da escola aumenta nesta altura do ano.

A matemática continua a ser um bicho-de-sete-cabeças para a maioria dos alunos. A resposta às dúvidas que não encontram ou não percebem nas aulas, é procurada nos centros de explicações.

 

Com a aproximação dos exames aumenta a procura por parte dos estudantes ao apoio escolar, como confirma Sónia Almeida e Solange Castro, duas professoras de um centro de explicações de Bragança. “A maioria dos exames foram no decorrer desta semana e faltam poucos exames o número de explicações diminui drasticamente”, revela Sónia Almeida. Solange Castro garante que há um aumento de procura sobretudo “12 º ano, especialmente os alunos que vão ter exame”, afirma.  

  

Três professores de matemática explicam porque motivo a disciplina que leccionam tem tanta procura nos centros de explicações. “ Deve-se um pouco ao trabalho que tem vindo a ser feito ao longo dos anos que tem vindo a deteriorar-se, desde as escolas, estamos todos interligados”, explica o docente de um centro de explicações. “A maioria dos alunos não gosta da matemática, penso é um estigma que se estabeleceu de que a matemática é difícil”, considera outra explicadora.

 

Os alunos do 12º ano temem que a disciplina de matemática lhes baixe a média para entrar no ensino superior. Embora com objectivos diferentes, os do 9º também demonstram preocupação com a disciplina. “Estou melhor preparado agora do que quando comecei, acho que não é suficiente o tempo lectivo”, defende um dos alunos das aulas de apoio. “A matemática é um bocado difícil e para ter um acompanhamento, para não ter recaídas, acho que me vai facilitar no exame”, explica uma das alunas do centro de explicações.

  

A procura é generalizada. Na altura dos exames, os estudantes recorrem aos centros de explicações para ter boas notas nos exames.

 

Os centros de explicações registam uma maior procura nesta altura do ano, mas salientam que a preparação para os exames deve ser um trabalho feito com maior antecedência, ou seja ao longo de todo o ano lectivo.