Matadouro de Bragança com gestão concessionada

PUB.

Sex, 06/05/2011 - 09:35


A câmara de Bragança quer concessionar o matadouro municipal ainda este ano.A autarquia admite que não tem capacidade para gerir a infra-estrutura e por isso quer entregá-la a privados.Ainda assim, deixa claro que o município vai manter a participação na sociedade Terra Fria Carnes. 

“A câmara municipal não tem condições para desenvolver” confessa o presidente da câmara. Por isso “proximamente tem de encarar uma solução diferente para continuar a valorizar este património que se justifica cada vez mais” acrescenta, salientando que “durante este ano queremos concretizar esse procedimento”.Apesar disso, “nós pretendemos que o município continue a manter a propriedade desta empresa e a exploração possa vir a evoluir com mais facilidade, desenvolver os negócios, ajudando mais os agricultores do nosso concelho”.  Jorge Nunes revela que o matadouro registou um aumento significativo de abates no primeiro trimestre deste ano.No caso dos suínos o acréscimo ronda os 172%.“Tem de facto subido quer no abate de bovinos quer de suínos. O primeiro trimestre de 2011 comparativamente com o período homólogo de 2010 representa um crescimento próximo dos 40%” adianta, acrescentando que “a unidade tem um estrutura de custos muito baixa e capacidade de abate muito além daquela que está a ser utilizada”. Este aumento leva o autarca a encarar a possibilidade da unidade se dedicar à transformação da carne para fazer até o aproveitamento de estruturas que não estão a ser usadas.“O matadouro está preparado com uma excelente sala de desmancha para proceder à transformação” refere, mas para tal “é preciso que a actividade desta empresa actue a montante, junto dos agricultores, abatendo e procedendo à desmancha e à distribuição”. “Essa é a forma mais eficaz de ajudar a promover a agricultura do nosso município” salienta. 

O autarca considera ainda que a confiança dos utilizadores do matadouro foi um dos factores que contribuiu para o aumento da facturação.

Escrito por Brigantia