Marcha à vista pode ter causado acidente no Tua

PUB.

Seg, 19/01/2009 - 08:52


O regime de marcha à vista também pode estar na origem do último acidente na linha do Tua. José Silvano responsabiliza a CP por ter imposto a velocidade máxima de 35km/h.    

Afinal o último acidente na linha do Tua pode não ter sido causado apenas pelo empeno nos carris.

A velocidade máxima de 35km/h também pode ter contribuído para o sinistro.

A revelação foi feita pelo coordenador do inquérito ao acidente num debate sobre a ferrovia promovido pelo Movimento Cívico pela Linha do Tua e que decorreu este fim-de-semana em Bragança.

Raimundo Delgado admitiu que, apesar da ferrovia estar empenada o acidente podia ter sido evitado se a composição pudesse circular a mais de 40km/h.

 

O presidente do conselho de administração do Metro de Mirandela responsabiliza a CP por ter imposto o regime de marcha à vista.

“Quem recomendou a velocidade de 35km/h, como medida de segurança para não causar acidente, foi a CP com um parecer técnico do LNEC e do IMTT” refere José Silvano. “Agora vejo aqui precisamente o contrário e não consigo entender como é que as entidades aconselham uma velocidade que pelos vistos também foi causadora do acidente por ser baixa” acrescenta.

 

Neste debate salientou-se a importância dos caminhos-de-ferro para a região transmontana como sendo um factor imprescindível para o desenvolvimento social e económico.

O vice-presidente da câmara de Bragança, entende que o prolongamento das linhas do Tua e do Sabor a Espanha, seria uma mais valia.

 

“É lamentável que Bragança seja uma das duas capitais de distrito do país que não é servida por linha de caminho de ferro” afirma Rui Caseiro salientando que “devemos lutar para que isso aconteça e que a linha seja ligada à Puebla de Sanábria onde está previsto haver uma paragem do TGV e assim estaríamos ligados à Europa”.

 

Para José Silvano, o autarca de Mirandela, daqui a 10 anos a linha do Tua pode vir a revelar-se mais sustentável do que a auto-estrada. “A linha é capaz de balançar um conjunto de desenvolvimento turístico e económico que diferenciava a região de forma positiva além de a ligar a Espanha” considera. Por outro lado, entende que a auto-estrada “pode levar população dos noves concelhos mais desfavorecidos para os outros concelhos junto da auto-estrada ou até para Lisboa e Porto”.

 

De recordar que o troço onde ocorreu o último acidente na linha do Tua, a 22 de Agosto, mantém-se encerrado até Março.

Escrito por Brigantia