Manifestação em Mirandela contra CHNE

PUB.

Seg, 11/10/2010 - 09:31


A população de Mirandela vai sair à rua no final deste mês em protesto contra a mais recente decisão do Centro Hospitalar do Nordeste de transferir um médico cirurgião do hospital local para Bragança. A novidade foi avançada pelo presidente da câmara durante um debate sobre saúde que a comissão política distrital do PSD organizou em Alfândega da Fé no sábado à noite.  

José Silvano não quis adiantar grandes pormenores sobre a manifestação, mas garante que a iniciativa já está marcada.

“Compete-nos lutar para que as coisas não sejam assim e por isso vamos estar na rua este mês, a lutar para que as coisas se modifiquem” afirma José Silvano. “É com toda a certeza que vai haver uma manifestação”.

A manifestação poderá ocorrer a 28 ou 29 de Outubro.

 

Para o presidente da câmara de Mirandela e também da distrital do PSD, a política de saúde em Bragança tem passado por promover a liquidação dos hospitais locais.

“Ao longo destes cinco ou seis anos o Centro Hospitalar dedicou-se a acabar com as unidades médico-cirúrgicas de Macedo e Mirandela, concentrando em Bragança” refere, acrescentando que “essa estratégia está a dar resultado. Primeiro acabou com Macedo e agora está a acabar com Mirandela, por muito que digam que a urgência continua a funcionar mas é uma urgência de atendimento permanente. Automaticamente está dada uma machadada no hospital de Mirandela”.

 

Este debate contou com a presença de Couto dos Santos, presidente da comissão de saúde na Assembleia da República, que anunciou que em breve esta comissão vai visitar a região.

“As nossa visitas têm como objectivo conhecer os serviços de urgência, centros de saúde e os continuados” explica, acrescentando que “a visita que está prevista é para visitar o hospital e centro de saúde de Chaves, depois vamos a Mirandela visitar o hospital e os cuidados continuados. Vamos a Macedo visitar os cuidados paliativos e depois a Bragança visitar um centro de saúde e o hospital”.

 

Esta visita deverá ocorrer até ao final do ano.

Escrito por Brigantia