Mais uma semana de frio e neve

PUB.

Ter, 13/01/2009 - 11:20


O frio parece que veio mesmo para ficar. Conheça os conselhos da Sub Região de Saúde para enfrentar a vaga de frio e evitar enregelamentos e hipotermia.

O frio vai permanecer na região durante mais esta semana. Por causa das baixas temperaturas que se têm feito sentir a sub-região de saúde de Bragança está a divulgar recomendações pela população para evitar casos de enrregelamento e hipotermia.

 

À semelhança do que acontece com as ondas de calor, para o frio há também um plano de contingência que está articulado com a Protecção Civil.

Crianças, idosos e pessoas com doenças crónicas, são os grupos mais vulneráveis.

Berta Nunes, a coordenadora da sub-região de saúde de Bragança deixa aqui algumas recomendações em relação ao vestuário.

 “As roupas devem ser folgadas e calçado adequado à temperatura, as extremidades devem ser protegidas e não se deve usar roupa muito justa porque dificulta a circulação e é preferível várias camadas em vez de uma muito grossa que dificulta os movimentos e a circulação”, indica Berta Nunes. 

Mas há ainda outros conselhos para a alimentação. “Comer com frequência e em especial sopas e bebidas quentes como leite e chá”, explica. “Se não houver problemas de obesidade podem ser ingeridos alimentos calóricos como chocolate ou frutos secos”, acrescenta. De evitar são, segundo Berta Nunes, as bebidas alcoólicas “porque embora provoquem uma sensação de aquecimento provocam uma vaso dilatação com perda de calor e posterior arrefecimento”.

 

Berta Nunes chama ainda à atenção para os cuidados a ter em casa. “Deve tentar manter-se uma temperatura entre os 19 e 22 graus e não usar fogareiros a carvão ou outro tipo de aquecimento que pode dar problemas de intoxicação”, indica. “As casas devem manter o calor isolando portas e janelas, mas também deve haver um arejamento regular das habitações para evitar acumulação de gases e má qualidade do ar”, diz ainda.

 A divulgação está a ser feita nos centros de saúde e nas unidades móveis que percorrem os concelhos.Escrito por Brigantia