Mais prémios para azeite transmontano

PUB.

Qua, 18/08/2010 - 09:11


O azeite transmontano de Denominação de Origem Protegida é cada vez mais reconhecido. O Concurso Internacional de Azeite Extra Virgen - “Terraolivo” 2010, que decorreu em Jerusalém, nas encostas do Monte das Oliveiras, premiou os quatro azeites transmontanos que participaram.  

O presidente da Associação de Olivicultores de Trás-os-Montes e Alto Douro, sublinha que esta distinção é prova da qualidade dos azeites da região.

“Isto significa que a qualidade média desses azeite e o potencial da região é muito elevado” afirma. “Não é por acaso que aparecem estas vitórias” salienta António Branco.

 

Sucesso que já vem sendo contínuo com a quantidade de prémios internacionais que o Azeite de Trás-os-Montes DOP tem conseguido arrecadar.

Facto que tem repercussões nas vendas e prestígio do azeite nos mercados nacional e internacional.

“Começa logo pelo aumento do número de embaladores que tem sido bastante significativo ao longo dos últimos anos, apostando na qualidade do seus produto” afirma António Branco, acrescentando que “começa a haver algum retorno nomeadamente ao nível do mercado nacional em termos do preço a que ele é vendido”.

 

Por outro lado, nota-se também “ao nível das exportações, pois temos estado em feiras internacionais e isso permite que o mercado começa a alargar e estes prémios são fundamentais para esse curriculum”.

 

Foram premiados em Israel os azeites da Quinta Vale do Conde (com as duas distinções), Gourmet Verdial da Cooperativa de Olivicultores de Valpaços, Acushla da Teriberica e o azeite João das Barbas.

Escrito por CIR