Macedo já tem um plano de marketing territorial

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Seg, 05/07/2010 - 09:26


A promoção turística do concelho de Macedo vai passar por três grandes grupos: “Aldeias de Cavaleiros”, “Albufeira do Azibo” e “Geoparque de Macedo”. Uma estratégia avançada na sessão de apresentação do Plano de Marketing Territorial do Município.  

Há um défice de notoriedade e de reconhecimento externo que é preciso trabalhar e estes três eixos vão ser o guia de toda a promoção.

João Medina, da Sociedade Portuguesa de Inovação (SPI), refere que estes três produtos âncora terão de ser trabalhados para aumentar a visibilidade turística de Macedo.

“As aldeias que se relacionam com todo o universo rural ainda existente e que deve ser aproveitado e dinamizado, aproveitando-a como mais valia turística” afirma. Por outro lado “vamos trabalhar outro produto que é o Azibo que é o produto turístico mais conhecido de Macedo e a ideia é tentar diminuir a sazonalidade” explica. Por fi, “há outro produto mais relacionado com um turismo científico-pedagógico que é a criação de um Centro de Ciência Viva perto de Morais, o geoparque de Macedo”.

 

A SPI, no relatório final, entregou à Câmara uma série de possíveis estratégias a implementar, como por exemplo um site específico de promoção turística, uma carta gastronómica ou um passaporte do turista.

 

O presidente da autarquia de Macedo diz que a intenção é que o concelho tenha uma marca de referência. “Uma identificação chapéu para este território pois estamos em Trás-os-Montes e temos de pensar numa perspectiva nacional” salienta Beraldino Pinto.

As acções que deste plano podem surgir podem ser implementadas pelo município, mas o cenário ideal, segundo o autarca, seria o investimento de privados através “da concretização de iniciativas ou parcerias, mas o essencial é definir uma malha que os parceiros depois irão concretizar apontando linhas de financiamento” refere.

 

Macedo de Cavaleiros com um plano de Marketing territorial, que pretende organizar e colocar no papel a estratégia do município em termos turísticos.

Escrito por CIR