Macedo de Cavaleiros vai ter conselho municipal da juventude

PUB.

Qui, 23/02/2012 - 10:20


Macedo de Cavaleiros vai ter um Conselho Municipal da Juventude. Após várias intervenções da JS na Assembleia Municipal nesse sentido, na última sessão foi a vez de a representante da JSD, Rita Rodrigues, apelar à criação de um conselho, para possibilitar a participação dos jovens na política concelhia.  

Beraldino Pinto, presidente da câmara de Macedo, adianta que a posição da autarquia sempre foi a de seguir a tendência da Associação Nacional de Municípios, que recomendava a não adopção.

 No entanto, agora há nova legislação para regular os conselhos, e o autarca deixa a porta aberta à sua criação.

 “O que é essencial é conseguirmos ter um espaço onde consigamos que os jovens venham, se envolvam, participem e passem para uma posição de construção de propostas. Em Macedo temos até a felicidade de termos os nossos jovens muito activos, mas um novo espaço onde eles possam participar de uma forma mais organizada pode ser útil”, garante Beraldino Pinto.

 No entanto, este Conselho Municipal da Juventude pode surgir de uma forma mais informal.

 “Agora há uma nova legislação que está bastante melhor do que a anterior, mas acontece que a Associação Nacional de Municípios portugueses continua a recomendar que os municípios não criem Conselhos Municipais de Juventude. A nossa decisão já tomada e que está já em curso é a implementação de um fórum ou de um Conselho de Juventude dentro do que está preconizado na nova legislação e o que está em dúvida é se irá ser um conselho de juventude formal com regras estabelecidas”, explica o edil.

 

Apesar da nova legislação, a Associação Nacional de Municípios continua a não se apologista da criação dos conselhos municipais da juventude. Contudo, em Macedo de Cavaleiros, já há abertura para a criação de um destes fóruns, que permite ao jovens acompanhar de perto as políticas do concelho.

Escrito por Onda Livre (CIR)