Macedo de Cavaleiros tem potencial para turismo arqueológico

PUB.

Seg, 17/05/2010 - 10:16


Macedo de Cavaleiros pode criar cerca de 20 rotas turísticas no concelho, se assim o entender. Quem o defende é Carlos Mendes, arqueólogo da Associação Terras Quentes.

Uma rota do barroco, ou uma rota de arqueologia, são apenas dois exemplos dados pelo arqueólogo.

 

“Macedo de Cavaleiros está no estádio final e podia dizer-se para se fazer uma rota do Barroco, uma rota de arqueologia, ou de História. Com facilidade se fazia”, diz.

 

Esta possibilidade resulta do trabalho da Associação Terras Quentes e do facto de Macedo de Cavaleiros ser dos poucos concelhos do país com todos os seus bens patrimoniais inventariados.

 

 “É um projecto fabuloso e devia correr por todo o país. O que tem acontecido em Macedo, com o nosso trabalho, é que o concelho é um dos poucos do país com todos os seus bens patrimoniais inventariados.”

 

Por Macedo de Cavaleiros já terão passado mais de 1300 pessoas, nacionais e estrangeiras, e regime de voluntariado, para participarem nas escavações arqueológicas, “desde Valhadolide a Salamanca e Madrid”.

 

Até ao momento, a Associação Terras Quentes já escavou 15 sítios arqueológicos. No próximo dia 29 irá lançar mais um caderno da associação, nas Jornadas da Primavera, onde constará o balanço das últimas escavações.

Escrito por CIR