Macedo adere a compromisso ambiental europeu

PUB.

Ter, 14/09/2010 - 09:16


Macedo de Cavaleiros decidiu aderir ao pacto de autarcas. Consiste num compromisso para as energias sustentáveis locais e o convite chega da União Europeia. O objectivo é acelerar o processo de redução de CO2 através da união de autarcas.  

Por Macedo de Cavaleiros foi fácil aderir a este pacto, até porque este combate já é prioridade do município

Porque os municípios são “directa e indirectamente responsáveis por mais de metade das emissões de CO2”, a União Europeia decidiu criar este pacto de autarcas.

O convite é extensível a todos os municípios, mas a adesão é facultativa.

 

O executivo de Macedo de Cavaleiros decidiu aderir.

“Nós já vimos a desenvolver algumas acções que se enquadram neste objectivo. Decidimos formalizar esse compromisso de aumento da utilização das energias renováveis, de racionalização de energia, de redução das emissões de CO2 e essa formalização cria um vínculo que nós internamente já tínhamos” refere o presidente, Beraldino Pinto.

 

A ponte entre a União Europeia e as autarquias locais é feita pela Associação Nacional de Municípios.

Às Câmaras Municipais compete o envolvimento dos munícipes neste pacto e nos seus objectivos.

“Os autarcas pretendem superar esse objectivo e comprometem-se a estabelecer acções no dia a dia dos municípios, mas também no envolvimento das população, nas mobilização da sociedade civil e monitorização desse processo” refere o autarca. “No fundo a grande acção é de sensibilização para o envolvimento de todos os agentes para contribuírem para esse processo” acrescenta.

 

Entre outros aspectos deve ainda ser feito um inventário de referência das emissões de CO2, constituído um plano de acção em matéria de energia sustentável e a organização de dias comemorativos da energia ou do pacto municipal.

À União Europeia compete dar reconhecimento e visibilidade pública aos municípios que assinem este pacto e que utilizem o logótipo “Europa, Energia Sustentável”, e Macedo de Cavaleiros, no Nordeste Transmontano será um deles.

Escrito por CIR