Dom, 31/08/2008 - 17:13
O piloto da Citroen deu mais uma importante vitória à marca e deixou o seu companheiro de equipa, Daniel Sordo, a 17.5 segundos no final do Rali da Nova Zelândia.
A corrida até nem começou bem para o piloto francês, que logo no primeiro dia teve um despiste ligeiro, que o atirou para o quarto lugar. Com a equipa BP Ford Abu Dhabi a liderar a prova, a meio de domingo tudo se complicou para os seus pilotos. Quando tudo apontava para que estivessem asseguradas as primeiras posições, Jari-Matti Latvala abandonava e Miko Hirvonen perdia 50 segundos.
Já o ano passado, Sebastien Loeb tinha deixado escapar a vitória neste rali, por 0.3 segundos, para Marcus Grönholm, pela margem mais pequena da história do WRC. Uma vitória que deixava surpreendido o piloto que, contava, “esta manhã (domingo) tivemos um acidente e não era capaz de reduzir distâncias com o Mikko, pensava que já se tinha acabado tudo e que não tínhamos opções. Mas entretanto tudo mudou e voltamos à liderança”. Explicando que, “este foi um rali complicado, com constantes mudanças e com alguma estratégia no meio. Necessitava de ganhar e é muito agradável, embora não fique contente com o que aconteceu ao Mikko, porque estava a fazer tudo bem e estava a ser uma boa luta”.
A quatro provas do final do campeonato, Loeb tem 8 pontos de vantagem para Mikko Hirvonen e mantém a confiança na conquista do título.
Daniel Sordo, segundo classificado à geral, disse, “O resultado de hoje foi importante para o mundial de construtores, mas também para mim no mundial de pilotos”. “Também estou muito contente porque estou a aprender a ser mais e mais rápido sobre terra”, acrescentou.
Para a Ford, restava mais uma desilusão. Um Hirvonen desolado cruzava a linha de meta e classificava esta como “uma das maiores decepções da minha carreira”. Mikko teve um acidente na penúltima especial, quando numa das maiores rectas do rali, o carro saiu de estrada e despistou-se. Com isto o piloto perdeu 50 segundos, e chegou ao final no terceiro lugar.
“Antes de Whaanga Coast estava certo que ganharíamos este rali, mas que poderíamos fazer? Tivemos um acidente e ficamos em terceiros. Não vou deixar que isto afecte a minha confiança. Sei que poderemos ganhar ralis. A temporada ainda não acabou e assim temos que continuar a ser rápidos nas próximas corridas”, disse Mikko Hirvonen.
Latvala que teve também um acidente no mesmo troço do seu companheiro de equipa, teve menos sorte. O carro ficou danificado no radiador depois de bater num barranco de terra que tinha uma rocha e a desistência foi irreversível.
Com este abandono, Petter Solberg finalizou em quarto lugar, uma posição que o piloto, disse, “nunca pensei conseguir depois de ter sido 10º no primeiro dia”.
No que diz respeito aos portugueses no PWRC, Bernardo Sousa conseguiu um excelente 7º lugar e estava feliz com os dois pontos que alcançou. Bernardo não começou bem a sua participação na Nova Zelândia já que completou duas vezes a 1ª SS, o que lhe custou um minuto.
Para ajudar, o piloto ressentiu-se da sua lesão no ombro e voltará a ser operado antes do Rali do Japão.
Armindo Araujo já não foi tão feliz, pois partiu a caixa de velocidades no primeiro dia. Para reparar a caixa, o piloto faltou à chamada durante o resto do dia, o que lhe custou uma penalização que o atirou para a 20ª posição. Já no segundo dia, Armindo andou que se fartou e conseguiu terminar a prova no 12º lugar da geral.
No final, Armindo Araújo confessou que depois dos exaustivos testes que realizou este verão, pela primeira vez sentiu que o carro estava realmente bem.