Linha do Tua pode voltar a encerrar

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Seg, 17/03/2008 - 10:26


A REFER e o LNEC têm até ao próximo sábado para evitar novo encerramento da linha do Tua, no troço em que ocorreu o acidente, a 12 de Fevereiro do ano passado, entre Brunheda e o Tua. É o novo prazo dado pelo Instituto de Mobilidade e Transportes Terrestres para que conheça as condições de segurança, para que possa ser concedida a licença definitiva. O Metro de Mirandela já reagiu e pretende pressionar aquelas duas entidades para que a situação fique restabelecida, porque não admite nova suspensão da linha.

O Instituto de Mobilidade e Transportes Terrestres deu uma semana à REFER e ao LNEC para providenciarem as condições necessárias de segurança à circulação na linha do Tua (troço entre a Brunheda e a estação do Tua). O IMTT decidiu desta forma adiar a Instrução Complementar de Segurança datada de sexta-feira, que determinava a interdição da circulação em parte da linha, a partir deste domingo. O documento foi à REFER, a proprietária da infra-estrutura, ao LNEC, o responsável pelos estudos de segurança, e ao Metro de Mirandela, que assegura o transporte ao serviço da CP. O troço em causa reabriu há mês e meio, depois de estar encerrado durante quase um ano devido ao acidente que causou a morte, a 12 de Fevereiro de 2007, a três pessoas. A linha foi intervencionada e o IMTT deu uma licença provisória de circulação que terminou domingo. Esta decisão foi tomada por não se encontrarem concluídos os estudos que permitam o estabelecimento de um regime de circulação, diferente do que vigora desde a reabertura. A circulação entre a Brunheda e a Estação do Tua está a ser feita no chamado regime de "marcha à vista", a uma velocidade que permita ao maquinista parar perante qualquer obstáculo. A velocidade imposta ronda em média os 30 quilómetros/ hora, pouco menos que a normal nesta linha que é de 45 quilómetros/hora. A Instrução Complementar de Segurança do Instituto de Mobilidade e Transportes Terrestres ordena a interdição deste troço e a adopção da marcha à vista entre o apeadeiro da Ribeirinha e a Brunheda.  Pouco tempo depois de ter divulgado esta decisão, o IMTT decidiu adiar a sua execução por uma semana, e prorrogar pelo mesmo período o prazo para a REFER e o LNEC providenciarem os requisitos necessários à circulação e operacionalidade da linha.José Silvano, presidente da administração do Metro de Mirandela, confirma este recuo. “ Sei que no Domingo chegou novo documento do Instituto dos Transporte Ferroviários que permitia a circulação e já não a interrompia, dando um prazo ate dia 22 que é mais uma semana para que a REFER e o LNEC se entendam”, garante o representante do Metro de Mirandela.  O autarca de Mirandela revela que, na assembleia-geral do Metro, esta quarta-feira, o tema estará em cima da mesa. José Silvano admite que não entende esta situação, tendo em conta que nem sequer existe qualquer exigência de velocidade por parte do Metro e da CP. “Não estou a perceber qual é o problema de definir objectivamente qual é a velocidade dessa marcha à vista por parte da REFER e do LNEC, porque nós não fazemos exigência nenhuma”, afirma o presidente da Câmara de Mirandela.  José Silvano revela que o Metro de Mirandela não admite que o troço venha a ser novamente encerrado, até porque já existem viagens turísticas marcadas“Nos não admitimos nem sequer pensar que volte a ficar suspensa a ligação entre a Brunheda e o Tua porque prejudicará seriamente quer já os interesses de excursões e viagens que estão marcadas, quer o futuro interesse turístico de linha”, declara o autarca. “Faremos todos os possíveis, nomeadamente a denúncia pública se tal se verificar”, acrescenta José Silvano.   Resta esperar ate sábado para saber se o LNEC e a REFER enviam o relatório de segurança para manter a circulação, em definitivo, de toda a extensão da linha do Tua.