Limpar Portugal recolheu quase 200 toneladas no distrito de Bragança

PUB.

Qui, 06/05/2010 - 10:19


  Um mês e meio depois de ter sido realizada, está feito o balanço final da iniciativa Limpar Portugal no distrito de Bragança.

Segundo dados da Resíduos do Nordeste, foram recolhidas 190 toneladas de lixo.

O metal e os resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos foram os materiais mais recolhidos.

“Recolhemos cerca de 190 toneladas, o que é um número considerável e fizemos uma análise ao tipo de materiais recolhidos”, revela. “Verificámos que, essencialmente, foram recolhidos maioritariamente materiais recicláveis, metais, resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos e plásticos.” Ou seja, materiais “que podem ser entregues nos ecocentros, que são 14 e funcionam 40 horas por semana.”

O director-geral da Resíduos do Nordeste, mostra-se preocupado com o facto de as pessoas continuarem a depositar electrodomésticos velhos e avariados nas lixeiras clandestinas quando existem locais próprios para o fazer.

“Há aqui uma conclusão: muitos dos problemas resultam de más práticas”, sublinha. Por isso, está convicto que “este tipo de acções tem um carácter pedagógico, de sensibilização”. Despejar resíduos pode mesmo ser penalizado.

Paulo Praça salienta que o material recolhido vai ser reencaminhado para valorização.

“Tivemos cerca de 22 toneladas de metal”, revela, acrescentando que será encaminhado com a AMB3E, entidade responsável por este tipo de equipamentos, e o plástico para a sociedade Ponto Verde.

Nesta acção, levada a cabo no dia 20 de Março, foram também recolhidas cinco toneladas de pneus usados.

Escrito por Brigantia