Sex, 04/10/2024 - 09:04
Outubro é o mês dedicado a homenagear as pessoas com cancro da mama, a sensibilizar para a prevenção e diagnóstico precoce e ainda dedicado a apoiar a investigação nesta área.
A taxa de cura do cancro da mama é superior a 90% quando este é diagnosticado e tratado precocemente e é por isso que a Liga Portuguesa Contra o Cancro não deixa passar o mês em branco. Bragança não passa ao lado e, segundo a voluntária da liga, Anabela Anjos, há actividades programadas para todos os fins-de-semana do mês.
“Temos no próximo domingo, às 10 da manhã, no Jardim da Braguinha, uma concentração de tudo o que é veículos automóveis, bicicletas, motos, cavalos, toda a população que se queira juntar a nós para fazermos um passeio que se chama “Alerta Rosa”. No fim de semana, imediatamente a seguir, vamos ter a iniciativa que é um pão por um euro, que junta a padaria de Gimonde e a Moagem do Loreto, que nos oferecem mil pães para vender por um euro cada pão. No fim de semana do dia 19, vamos ter uma iniciativa no Museu Abade de Baçal, que é “à conversa com”, vamos ter uma médica de medicina familiar e quatro testemunhos de mulheres que passaram ou estão a passar pela problemática do cancro da mama. Queremos com isto mostrar que é possível ultrapassar e depois terminamos no último fim de semana, no sábado, com uma caminhada que vai desde a Praça da Sé até ao Castelo. Pretendemos que junte toda a gente”, disse.
Anabela Anjos assume que há cada vez mais pessoas a aderir à causa e a juntar-se à liga, mesmo assim, Bragança precisa de mais voluntários.
“As pessoas são muito sensíveis a esta causa, seja o câncer da mama, seja outro qualquer, mas o câncer da mama de facto é um que afeta se calhar mais doentes e temos tido muito afecto, por assim dizer, das pessoas, no sentido de dizerem estamos disponíveis, vamos ajudar, vamos estar presentes, vamos ouvir, vamos falar, vamos dar o ombro, vamos dar trabalho e isso é que é importante. Claro que na liga precisamos de cada vez mais voluntários porque cada vez há mais pessoas com dificuldades, portanto a delegação está aberta para acolher novos voluntários.”
Em Portugal, anualmente são detectados cerca de sete mil novos casos de cancro da mama e 1500 mulheres morrem com esta doença.
Escrito por Brigantia
Foto: Liga Portuguesa Contra o Cancro