Ter, 27/07/2010 - 10:16
Nuno Miranda, líder da concelhia de Bragança da JS, diz que a introdução de portagens nesta via é um erro.
“Sabemos as dificuldades que temos e apostamos forte na autoestrada para termos mais qualidade de vida, mais emprego, e as portagens podem afastar isso. Não concordo com isso e penso que poderá haver alguma forma de resolver esta situação, evitando as portagens.”
Também o líder nacional da JS, Pedro Alves, defende uma discriminação positiva para a região transmontana. “É indispensável para corrigir assimetrias regionais. Infelizmente estamos num momento de escassez de recursos. Temos de arranjar um bom em vez de um óptimo, especialmente para as regiões do Interior.”
Deste encontro saiu a certeza de haver problemas sociais e económicos semelhantes entre Bragança e Zamora.
Em contraponto, Espanha tem uma autoestrada sem portagens na região de Zamora. E o facto de em Portugal haver a possibilidade de ter de se pagar, deixa Ismael Aguado, líder da juventude socialista de Zamora, a acreditar que as duas regiões se poderão afastar ainda mais.
“Não seria bom ter de pagar para vir a Bragança. É uma zona pobre e deprimida do Interior e não é lógico introduzir portagens. Para as duas regiões é importante a autoestrada para o transporte de mercadorias e para trazer mais desenvolvimento.
Socialistas portugueses e espanhóis unidos contra as portagens na Autoestrada transmontana, que vai ligar Bragança a Vila Real.
Escrito por Brigantia