Jovens de Miranda do Douro criam associação

PUB.

Sex, 22/02/2008 - 08:25


Dinamizar a cultura, a tradição e a lhéngua, foi com este intuito que um grupo de jovens de Miranda do Douro decidiu juntar-se e criar a associação recreativa da juventude mirandesa.

Nuno Preto explica que esta colectividade nasceu de uma necessidade de participar activamente na divulgação do melhor que o município tem.  “Pretendemos criar algumas actividades do foro recreativo mas também conseguirmos promover nos jovens mirandeses um pouco mais a cultura mirandesa”, afirma Nuno Preto. O representante da associação explica ainda que o que sentem é que “que a cultura mirandesa é algo que toda a gente de Miranda preza e tem orgulho nela mas que ao fim e ao cabo a participação em termos da juventude mirandesa ainda é muito pequena em relação àquilo que é pretendido”.

Até amanhã, a associação recreativa da juventude mirandesa vai andar na rua a incentivar as pessoas a falar a segunda língua oficial. “Distribuir uma série de autocolantes por todas as pessoas de Miranda que saibam falar o mirandês, essas pessoas usando o autocolante quando encontrarem outra pessoa com o mesmo o autocolante, seria engraçado de maneira a dinamizar um pouco a língua mirandesa, que elas próprias tivessem uma troca de ideias em mirandês”, sugere Nuno Preto. “É uma coisa que vai acontecer durante estes três dias, para além disso no dia 23 de Fevereiro à noite em alguns dos bares de Miranda do Douro vamos também fazer uma sessão de leitura e dramatização de textos em mirandês”, acrescenta o jovem mirandês.Para além disso, existem já outros projectos. Nuno Preto refere que “um deles chama-se “Aqui se come em Mirandês”, em que nós nos propomos a traduzir todas as ementas de todos restaurantes que há cá em Miranda do Douro, para as pessoas tomarem algum conhecimento da língua mirandesa”.  A associação recreativa dos jovens mirandeses já com cerca de 80 sócios.