Jovens da região em três programas de intercâmbio com Espanha

PUB.

Ter, 02/03/2010 - 10:17


“Conhecendo-nos”! Este é o nome do programa educativo que o AECT – Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Duero-Douro está a implementar em sete escolas de Portugal e Espanha.  

Foi apresentado ontem, em Vinhais, e visa criar o intercâmbio de crianças dos dois lados da fronteira, com a realização de diversas actividades em conjunto, durante um dia.

Este programa insere-se dentro de um outro, mais alargado, dedicado à educação e juventude, e que se prolonga durante aproximadamente seis meses.

Juntos vão mobilizar cerca de mil jovens.

Segundo José Luis Pascual, Director Geral do AECT Duero-Douro, serão três os programas a realizar.

“O programa Conhecendo-nos é o intercâmbio entre sete escolas, com 150 jovens. A este segue-se o programa Artistas da Fronteira, que pressupõe o intercâmbio entre dez escolas da região que estão a ensaiar peças de teatro para as apresentar no país vizinho, em dois grandes festivais, um em Espanha e outro em Portugal. Depois, o fórum transfronteiriço de jovens rurais, que pressupõe a participação dos jovens na definição e desenho futuro deste território.”  

Para Rui Correia, presidente do Agrupamento de Escolas de Vinhais, este programa é importante para o desenvolvimento dos jovens.

“Estarmos aqui na fronteira e conhecermos os nossos irmãos ao lado abre algumas portas. Vai ser difícil superar a recepção que tivemos lá. As crianças já fizeram amizades e alguns dizem mesmo que já fizeram namoradas.”

De futuro outras escolas ou centros escolares vão também participar nas actividades do AECT Duero-Douro, para além de estar previsto que as escolas venham a leccionar a língua espanhola em Portugal e o português em Espanha.

Escrito por CIR