Jorge Nunes defende mais e melhores estradas até Espanha

PUB.

Qua, 29/09/2010 - 09:31


É preciso apostar em mais ligações a Espanha pelo distrito de Bragança. A ideia é defendida pelo presidente da Câmara de Bragança.

Jorge Nunes lembra que recentemente foi criada uma grande região que inclui Trás-os-Montes e Castela e Leão, que precisa agora de avançar com investimentos em mais ligações entre os dois países.

“Para criar uma micro-região exige algumas infra-estruturas importantes. O território está bastante infra-estruturado mas é inquestionável que a ligação Valladolid-Porto, passando por Bragança e Zamora, necessita ser completada” refere, salientando que “a ligação de Bragança para Zamora em auto-estrada é uma prioridade”.

“A ligação para Norte que ligará as Astúrias ao Porto por Bragança-Puebla de Sanábria é também uma ligação estratégica” acrescenta.

Jorge Nunes diz que esta é mesmo a região mais carenciada em termos de transportes para Espanha.

E propõe a criação de um sistema de transportes públicos entre os dois países.

“Nesta extensa fronteira que existe entre Portugal e Espanha provavelmente a zona de Bragança é aquela onde há mais carência de infra-estruturas rodoviárias e até de serviço público de transportes de passageiros” afirma o autarca.

 

O presidente da Junta de Castela e Leão, Juan Vicente Campo, limita-se, no entanto, a agradecer o apoio da Câmara de Bragança ao protocolo que permitiu a criação de uma grande região entre o norte de Portugal e Espanha, deixando sem resposta o repto de Jorge Nunes quanto a novos investimentos em melhores estradas entre as duas regiões.

“Quero agradecer o apoio explícito que fez na sua intervenção ao recente protocolo assinado com a comunidade da Galiza e com a região Norte de Portugal que nos vais permitir explorar novas de formas de cooperação através de uma macro-região europeia” refere. “Também quero subscrever a recordação para as infra-estruturas necessárias para melhorar a comunicação entre nós” acrescenta.

Esta grande região vai permitir, sobretudo, a candidatura a mais fundos comunitários, entre 2014 e 2020, através de projectos conjuntos, que envolvem Trás-os-Montes, a Galiza e Castela e Leão.

Escrito por Brigantia