João Geraldo aplaudido por toda a comunicação social internacional

PUB.

Ter, 16/06/2015 - 16:28


É um autêntico herói nacional e a sua performance notável corre mundo na comunicação social internacional. O mirandelense, João Geraldo, foi decisivo, ontem, na medalha de ouro conquistada pela selecção nacional de ténis de mesa nos primeiros jogos europeus que estão a decorrer, em Baku, no Azerbeijão.

Ao longo da competição, o jovem de 19 anos ganhou todos os jogos individuais e na final, com a França, repetiu a proeza dando o triunfo à selecção das quinas, por 3-1.Depois de se ter sagrado campeão europeu pela seleção nacional, em Setembro de 2014, na competição realizada em Lisboa, agora João Geraldo ganha a medalha de ouro na estreia dos jogos europeus, uma espécie de jogos olímpicos da Europa.O mirandelense conta o que sentiu após ter ganho o ponto decisivo que deu o título a Portugal. “Senti uma alegria enorme, só queria festejar e abraçar os colegas de equipa e treinador”.Geraldo, que atua no campeonato alemão, entrou, esta semana, pela primeira vez, no Top-100 mundial e foi chamado à última hora à equipa para os Jogos Europeus, por lesão de João Monteiro. Não tremeu e foi mesmo o único dos três mesatenistas portugueses que não perdeu qualquer jogo individual.João Geraldo não se considera um herói improvável, mas confessa que não esperava um desempenho tão brilhante. “Não digo que fui herói mas conseguiu terminar todos os jogos, não perdi nenhum a nível individual. Mostrei que consigo estar ao mais alto nível no europeu. Estava à espera de ganhar mas não esperava uma prestação destas tão consistente e regular”.Muito saudado por toda a comitiva portuguesa, incluindo o secretário de estado do desporto, João Geraldo não perde a humildade e confessa que a sua presença nos Jogos Olímpicos de 2016, no Brasil, ainda é uma incógnita, preferindo centrar atenções nos Jogos Olímpicos de 2020, em Tóquio, no Japão. Na hora do sucesso, João Geraldo não esquece todos os que o ajudaram a fazer este percurso notável. “Quero dedicar esta vitória à minha família, à cidade de Mirandela, ao CTM Mirandela, aos meus amigos e a todos os que me apoiam. Muito obrigado”.João Geraldo começou a praticar ténis de mesa com seis anos de idade no Clube Ténis de Mesa de Mirandela, onde se manteve durante 11 anos. Em 2013, com 17 anos, optou pelo profissionalismo e foi jogar para a Alemanha. Na última temporada, foi considerado o melhor jogador da Segunda Liga alemã.  Colada ao televisor até ao último ponto e com muitos nervos à flor da pele, esteve a mãe do João. Ana Maria diz que o seu filho tem melhor desempenho quando os desafios são maiores e confessa que “o sentiu muito confiante no jogo final”.Quem não conteve a emoção com este feito fantástico do João Geraldo, foi o seu primeiro treinador, Isidro Borges. O presidente da direcção do clube que formou o craque conta que “não há palavras para descrever o desempenho do jovem mirandelense”.Também o presidente da câmara de Mirandela, António Branco, enaltece o feito deste jovem mirandelense. “O João já deixou de ser uma promessa, é já uma confirmação. Quem viu o jogo viu que ele foi determinante. Esta semana entrou para os 100 melhores jogadores do mundo e tenho a certeza que agora vai subir ainda mais no ranking”.

Ninguém ficou indiferente ao desempenho do mirandelense, João Geraldo, que foi decisivo na conquista da medalha de ouro da selecção nacional de ténis de mesa, ontem, nos primeiros jogos europeus, no Azerbeijão.

Escrito por Terra Quente (CIR)