Já funciona primeiro sistema de acompanhamento de 24 horas dos idosos

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Qua, 19/05/2010 - 11:44


  Está a funcionar há pouco mais de um mês o primeiro sistema de teleassistencia do distrito, disponibilizado por uma Instituição Particular de Solidariedade Social.

Trata-se de um projecto de vigilância a idosos, sobretudo para os que vivem sozinhos, promovido pelo Centro Social e Paroquial Nossa Senhora da Assunção em Rebordãos, no concelho de Bragança.

Depois de ter passado por uma fase de testes, o sistema já está implementado a cem por cento.

Basta pressionar um botão numa espécie de pulseira.

20 segundos depois os idosos recebem uma chamada num intercomunicador.

Do outro lado estão técnicos de atendimento de um call center no Porto que de imediato têm acesso, por via informática, aos dados pessoais e ficha clínica do utente.

 

Estes profissionais tentam perceber o que se está a passar com o idoso e se necessário contactam, os familiares, a instituição ou até os bombeiros.

 Carmo Gomes tem o aparelho em casa e realça a sua utilidade.

“Pode ser útil em qualquer momento. Espero bem que não seja preciso. Eu ainda não utilizei mas é uma coisa útil, especialmente de noite”, diz.

 

O Centro Social de Rebordãos já tem 15 equipamentos a funcionar em casa de utentes, mas o serviço está aberto a toda a comunidade que o solicite.

 

Jacinta Lemos, a directora técnica, explica que o serviço foi implementado por causa da necessidade de acompanhar os idosos durante a noite, sobretudo os que estão sozinhos.

 

“Vamos ao apoio ao domicílio, deixamos a comidinha, tratamos da roupa, mas depois as nossas colaboradoras regressam à casa e eles ficam sozinhos. Começámos a sentir que havia necessidade de fazer acompanhamento 24 horas.”

 Para alguns utentes este sistema acaba por ser também uma forma de combater a solidão.José Augusto dos Santos já fez amizade com os técnicos de atendimento.

“Foi como um amigo que me apareceu. Tenho os filhos que me ajudam, mas não estão ao pé de mim”, diz. “De vez em quando ligo lá para as pessoas da teleassistência. Situação difícil não tive, é para passar um bocadinho o tempo e porque preciso de falar com alguém.”

 

Aurora da Piedade ainda não teve necessidade de recorrer ao serviço de teleassistencia, mas no passado fim-de-semana recebeu uma chamada dos técnicos.

 

“Carrego no botão, mas às vezes carrego sem querer. No outro dia fui buscar uma gabelinha de lenha para o lume e telefonaram-me a seguir.”

 

O serviço permite ainda a recepção de alertas para controlo da medicação dos utentes.

Este projecto prevê a implementação de 50 equipamentos, sendo que os idosos pagam 10 euros mensais pelo serviço.

Em breve serão instalados mais alguns aparelhos.

O projecto está orçado em 9600 euros e foi financiado pela estação de televisão SIC.

Escrito por Brigantia