IPB vai leccionar mestrados em conjunto com politécnicos do Norte

PUB.

Ter, 02/12/2008 - 09:18


Os politécnicos de Bragança, Viana do Castelo, Porto e do Cávado e Ave vão ter disponíveis, já a partir de Fevereiro, cursos de mestrado realizados em conjunto. A mobilidade de alunos e professores é a grande aposta do projecto levado a cabo pela APNOR, a associação de politécnicos do norte.

Rui Ferreira, o presidente em funções da APNOR e que lidera também o politécnico de Viana do Castelo refere que o projecto “vai alocar o que de melhor existe nos 4 institutos”. De acordo com o mesmo, “os professores vão deslocar-se por todos os institutos e ao alunos em Viana do castelo, porto, Bragança e Cávado e Ave vão ter o mesmo grupo de docentes”. O mesmo processo de mobilidade vai acontecer com os alunos que, por exemplo, podem começar o 1ºsemestre do mestrado em Bragança e frequentar no 2º semestre um politécnico diferente.

 

A área escolhida para os mestrados é a da gestão das organizações. “Todos os institutos têm esta área científica que é ao mesmo tempo a mais operacional e que consideramos fundamental para as carências de formação no tecido social da região norte”, explica Rui Ferreira. O responsável pela APNOR adianta ainda que “o objectivo é formar para a empregabilidade e não para o emprego”, referindo-se assim à capacidade de empreendedorismo que querem desenvolver nos alunos.

 

Os mestrados são então pensados em função das características de toda a região norte do país.

Uma ideia que nasceu em Bragança e com a qual a cidade e o distrito podem beneficiar.

Para Sobrinho Teixeira, o presidente do IPB, considera que “Bragança vai ter muito a ganhar na medida que vai oferecer às gentes da região que está ao mais alto nível da zona norte”.

 

O objectivo da instituição é mesmo aumentar o número de alunos a frequentar cursos de mestrado.

A par dos mestrados em conjunto com a APNOR, o IPB quer ainda desenvolver parcerias com instituições estrangeiras. “Iremos ter mais mestrados, como por exemplo em sistemas de informação, design e qualidade”, avançou ainda Sobrinho Teixeira.

 

Neste momento o IPB tem disponíveis 26 mestrados frequentados por um total de 400 alunos.