IPB poderá vir a integrar escola de 30 mil alunos

PUB.

Qui, 21/02/2008 - 08:50


O Instituto Politécnico de Bragança pode vir a fazer parte de uma grande instituição de ensino superior politécnico a nível regional. Os Institutos Politécnicos do Norte do país estão a reunir esforços para a constituição de um consórcio, que na prática representa uma escola com cerca de 30 mil alunos e 1500 professores.

Estão envolvidas as instituições do Porto, Bragança, Viana do Castelo e Cávado e Ave. Na reforma do ensino superior, o governo preconiza a criação destes consórcios, mas para já falta a regulamentação.

Por isso, para Sobrinho Teixeira, presidente do IPB, este consórcio não passa, para já, de uma vontade. “Para já não passa de uma vontade face a um cenário que se está a desenvolver do ponto de vista legislativo e do ponto de vista de opções do governo”, esclarece o dirigente do IPB. Sobrinho Teixeira acrescenta ainda que, “o senhor ministro ficou de regulamentar esta matéria porque nós precisamos saber o que é que vão ser os consórcios, este mesmo desenho de vontades está se a desenvolver nas outras regiões, no centro e no sul”.

Os quatro politécnicos do Norte já trabalham em conjunto há alguns anos, no âmbito da Associação de Politécnicos do Norte. Segundo Sobrinho Teixeira esta é uma iniciativa que representa uma mais valia para o ensino e para a região. “ A mim parece-me que esta será a melhor opção para o IPB, por variadíssimas razoes, desde logo pela situação geográfica dos quatro institutos, o que deixa Bragança praticamente sozinha no interior e portanto numa posição privilegiada”, declara o representante da instituição de ensino. O presidente do IPB realça ainda que, “o que é mais importante é que esta concentração de esforços pode-nos levar a unidades de investigação comuns e a unidades de extensão comuns”.Os alunos das quatro instituições terão iguais condições de acesso ao mestrado e completa mobilidade durante os quatro semestres de duração do mestrado. A opção tem sido discutida nos últimos meses. Na próxima sexta-feira, em Castelo Branco realiza-se um encontro formal do consórcio.