IPB oferece cursos de Verão para alunos do secundário

PUB.

Ter, 24/06/2008 - 08:15


Frequentar o ensino superior por uma semana é o objectivo do programa "Verão Ciência no IPB". Os alunos do ensino secundário da cidade de Bragança vão poder participar nos 25 estágios oferecidos pelo Instituto Politécnico de Bragança, no âmbito do programa Ciência Viva da Fundação para a Ciência e Tecnologia.

  

Em 2007, o IPB já tinha participado no projecto, mas apenas com a ESTIG (Escola Superior de Tecnologia e Gestão). Este ano vai participar com todos os pólos de ensino.

Anabela Martins, responsável pela iniciativa, garante que o projecto ajuda os alunos a escolher o futuro profissional, até porque os estágios vão incidir na vertente prática. “De uma maneira geral os alunos chegam ao final da época escolar gostariam de ter a oportunidade de entrar numa instituição de ensino superior, para pode ter essa experiencia”, assinala Anabela Martins referindo que “aquilo que se pretende é fornecer uma ocupação cientifica e tecnológica numa perspectiva prática, em que eles possam mesmo arregaçar as mangas e trabalhar num laboratório, sem ser somente em actividades de aulas”.  E porque nem só de estudo vivem os alunos do ensino universitário, para além dos estágios, os estudantes vão também poder participar em diversas actividades lúdicas. Anabela Martins acredita que os 25 estágios vão ter todas as vagas preenchidas. “Nós estamos a contar ter os 25 estágios ocupados, espero que os jovens adiram”, afirma Anabela Martins. A responsável pela iniciativa sublinha que “é uma semana em que têm oportunidade de vir conhecer os laboratórios, outros colegas, de se divertirem em termos de actividades alternativas nos períodos da tarde, fazer escalada, actividades desportivas, poderem passear na região em visitas organizadas”.  

Química, Biologia, Matemática, Electrónica, Mecânica, Engenharia Civil e Robótica, são várias as áreas em que os alunos se podem inscrever para realizar o estágio. A iniciativa vai decorrer de 7 a 18 de Julho.

 

As inscrições já estão abertas e os estudantes podem ver os detalhes do programa em www.cienciaviva.pt/estagios