IPB envia professores para Macau

PUB.

Seg, 09/08/2010 - 09:15


O Instituto Politécnico de Bragança vai ajudar a requalificar as escolas portuguesas que ainda existem em Macau. Mas para além disso, a instituição de ensino superior também vai enviar professores para o ensino da língua.    

“No protocolo que estabelecemos com o Politécnico de Macau iremos assegurar a requalificação das escolas portuguesas de Macau” adianta o presidente do IPB. “Iremos também fornecer um conjunto de docentes para o ensino do Português não só no Politécnico de Macau mas também em universidades chinesas porque há cada vez uma maior procura do Português na China e não há professores suficientes para dar comprimento à demanda que se verifica” acrescenta Sobrinho Teixeira.

 

No próximo mês será definido o número de professores que o IPB vai enviar para aquela região.

“O próximo encontro da Associação das Universidades de Língua Portuguesa vai ser realizado em Macau no início de Setembro e esse vai ser o momento em que o Conselho dos Politécnicos se vai reunir com o Politécnico de Macau para determinar a política que vai ser realizada ao nível deste intercambio” explica.

 

Por outro lado, os estudantes também vão ter oportunidade de frequentar um programa de mobilidade.

O IPB oferece quatro vagas no primeiro ano.

“O sistema politécnico acabou de ofertar para Macau 25 vagas para mobilidade que são para todo o país. Havia uma oferta mais ampla ao nível dos politécnicos de Portugal mas eu como presidente do conselho determinar que só poderiam ser oferecidas quatro vagas por instituto, neste primeiro ano” refere. “Se resultar nos próximos ano será ampliado” assegura.

 

Mais uma iniciativa integrada no programa de internacionalização do IPB.

Escrito por Brigantia