IPB avalia satisfação dos alunos

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Ter, 20/10/2009 - 09:26


Os estudantes do Instituto Politécnico de Bragança estão altamente satisfeitos com a instituição de ensino superior que frequentam. É a principal conclusão de um estudo elaborado pelo CIPES, Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior, e cujos resultados foram apresentados esta segunda-feira.

Para este estudo foram inquiridos 334 alunos do IPB do primeiro e último ano.

A interacção com o corpo docente e qualidade de ensino, são dois dos melhores indicadores.

A falta de bibliografia em português e empregabilidade são os aspectos apontados como menos favoráveis.

Ainda assim, o IPB fica acima da médica nacional.

“A conclusão que se pode tirar é que, comparando com todos os politécnico, o de Bragança está melhor situado, em praticamente todos os indicadores” adianta Rui Brites, membro da equipa de investigação do CIPES, salientando que “isso não quer dizer que seja o melhor”. “É o melhor face à média” esclarece.

“Há ligeiras diferenças no factor da empregabilidade mas isso tem a ver com a particularidade da região” acrescenta.

Resultados que deixam satisfeito o presidente do IPB.

Sobrinho Teixeira considera que as conclusões deste estudo são importantes não só para a região, mas também para todo o interior. “Numa altura em que se vai falar de reorganização do ensino superior em Portugal, tem de se reflectir muito sobre os ganhos e as perdas e a riqueza que o ensino superior representa actualmente no país” refere.

O presidente da associação de estudantes diz que a satisfação dos estudantes resulta de um misto entre as condições das escolas e o acolhimento na cidade.

“Nós temos uma boa instituição e para mim é a melhor do país” afirma Bruno Miranda, acrescentando que “a cidade sabe acolher e tem o campus próximo das habitações dos alunos, tem boas bibliotecas, boas infra-estruturas e bons professores, por isso aos alunos gostam e sentem-se praticamente em casa”.

Maria de Lourdes Machado, do CIPES, salienta que estes estudos são importantes para resolver eventuais problemas que sejam detectados. “É importante conhecer as expectativas dos nossos alunos e os seus índices de satisfação para ter informação e resolver problemas, no caso de os haver e esse foi o grande objectivo do projecto” explica.

Durante três anos, este estudo avaliou cerca de 30 instituições de ensino superior de todo o país.

De referir ainda que, no âmbito das entradas de alunos, o IPB revela ser uma escolha de recurso para determinados estudantes pelo factor da proximidade.

Escrito por Brigantia